Entre o PS5 e o vindouro Xbox Series X, qual representa melhor o custo/benefício para o consumidor?
Este ano nos deparamos com um dilema que pode divergir ainda mais a comunidade de jogadores no mundo todo. Como bem sabemos, este é o derradeiro ano onde veremos chegada do PS5 e do já anunciado Xbox Series X. Cada qual propõe uma experiência única e imersiva, dentro de seu próprio universo.
No entanto, entre ambos os consoles, qual deles se destaca como melhor custo e benefício para o consumidor brasileiro?
É isto que iremos abordar nesse texto.
Contudo, é necessário ressaltar que eliminamos os computadores e PC Gamer desta equação. No caso, a comparação direta ignora os benefícios adequados pela Microsoft nos últimos meses, e considera apenas o Xbox Series X e o PS5 frente à frente. Ademais, também ressaltamos que não foram mencionadas especificações técnicas, tendo em vista que as mesmas não foram divulgadas oficialmente tanto pela Microsoft quanto pela Sony.
Inicialmente, o preço do PS5 e do Xbox Series X será o fator de maior ênfase


Logo de início, há de se considerar o valor estipulado para cada console. De um lado, a Sony sequer revelou novidades pertinentes sobre especificações e derivados do PS5, enquanto isso, o Xbox Series X já carrega consigo a alcunha de “console mais poderoso“.
Evidentemente, o custo de um produto “Premium“, como o caso do Xbox SX, pode ser visto como “salgado” para o público brasileiro – considerando a crescente margem de disparidade entre o preço original e o valor comercializado em território local. Desta forma, o preço final do PS5 pode ser levemente inferior ao que a Microsoft definirá, considerando tanto a potência quanto os benefícios do novo Xbox.
Em contrapartida, Phil Spencer já alegou que não pretende incluir valores predatórios, concedendo uma boa margem de preço viável para o novo Xbox. Porém, infelizmente para nós – que moramos no Brasil – comumente o valor real é transformado em um custo exorbitante, e isso indica que o preço do exterior pode ser pouco relevante para as considerações futuras.
De um jeito ou de outro, a variação de preço entre ambos os consoles pode delimitar qual será o mais procurado durante o lançamento.
Exclusivos do PS5 e benefícios do Xbox Series X


Após considerar o preço, levamos em conta o que cada console oferecerá para o consumidor. De um lado, temos a Sony com grandes títulos como God of War, Horizon Zero Dawn, The Last of Us e outros. Do outro, temos a Microsoft com Gears, Forza, Halo, e outros títulos inéditos que estão a caminho.
No fim das contas, há um grande fator que pode auxiliar na matemática de custo para o consumidor: o Xbox Game Pass.
Embora o PS5 traga a promessa de diversos títulos de peso, a Microsoft está em busca de igualdade quando o assunto se trata de experiências narrativas. Evidentemente já vimos o resultado deste investimento, graças ao anúncio de Hellblade 2 durante o Game Awards.
Contudo, é o Xbox Game Pass quem delimita vantagem para o consumidor, considerando o possível valor exorbitante dos jogos em seu lançamento. Por exemplo, caso opte pelo PS5, o consumidor terá que arcar com diversos lançamentos diferentes. Obviamente o valor incluído pode não afetar tanto sua renda, mas a contínua disponibilização de jogos pode pesar nas contas ao fim do mês.
Neste caso, o Xbox Series X se sobressai, graças ao advento do Xbox Game Pass. Por conta de sua assinatura prática – e comumente promovida por apenas R$1,00 (para novos assinantes), será mais simples e menos custoso adquirir os títulos da Microsoft. E felizmente, a empresa não se limita a jogos próprios, garantindo a possibilidade de desfrutar não somente Hellblade 2 e outros exclusivos, como também, grandes produções de outros estúdios.
A Retrocompatibilidade será um fator muito importante


Quando o assunto se trata de retrocompatibilidade, a Microsoft já tomou a dianteira nesta geração. Sendo assim, o Xbox SX trará consigo a biblioteca de outros 3 consoles – sendo eles o Xbox original, X360 e XOne.
Neste quesito, a Sony parece precisa recuperar terreno, e apenas uma retrocompatibilidade completa poderia rivalizar com o que vemos hoje no “lado verde da força“.
Há de se considerar que a mera retrocompatibilidade com o PS4 talvez não seja suficiente para o público. Embora tenhamos rumores que apontam a inclusão do PS1, PS2 e PS3, não há nenhuma informação oficial sobre o caso atualmente. Logo, a possibilidade de jogar títulos anteriores pode ser um ótimo diferencial para aqueles que buscam “reviver” experiências antigas.
Além disso, o sistema de retrocompatibilidade também oferece uma biblioteca ainda maior, possibilitando que vários jogos perdurem nos holofotes por um tempo considerável.
Considerações finais


Ainda resta muito o que conferirmos a respeito da nova geração de consoles, mas por enquanto, o Xbox Series X se mantém como uma boa pedida para aqueles que consideram o custo acima de tudo. Por conta do Xbox Game Pass e a disponibilização de títulos exclusivos em seu lançamento, essa é uma ótima forma de acompanhar as produções da Microsoft e não se comprometer com o gasto contínuo.
Em contrapartida, se você não está preocupado com o valor dos jogos e os lançamentos recorrentes deste fim de geração, o PS5 pode se mostrar proveitoso graças à diversos jogos bem estabelecidos – como o caso de God of War, Spider-Man e outras produções inéditas.
No fim das contas, apesar de vários motivos pesarem a balança de consumo, o que realmente delimitará sua escolha será o gosto particular e a possibilidade de mantê-lo à longo prazo. Sendo assim, sinta-se livre para ignorar nossas indicações.
Mas enquanto esperamos por novas informações sobre ambos os consoles, não esqueça de conferir outras notícias clicando aqui.