Publicadora Indie revela frustração com a plataforma da Sony
Os jogos indies são bem populares entre as plataformas e em alguns casos chegam a superar alguns triplo A com certa facilidade em alguns fatores. Estas produtoras no entanto, lutam para colocar o seu jogo na “prateleira”, esta física ou digital e o esforços de algumas chega a ser louvável. Seja no cenário nacional ou internacional, alguns desafios são similares ou ainda mais complexos para os envolvidos, da desenvolvedora a publicadora.
Entretanto, algumas plataformas se tornaram o porto seguro para estes pequenos grandes notáveis, outras nem tanto. Seja pela dificuldade em conseguir “kits de desenvolvimento”, seja a facilidade na hora de programar ou até mesmo a burocracia, tudo tem um peso. Mas talvez algo que parece realmente decepcionante é quando a produtora coloca todo o seu empenho em um port para determinada plataforma e esta meio que não dá o devido valor ao jogo ou ao gênero indie como um todo.
Um exemplo que podemos citar é o jogo Nowhere Prophet da Sharkbomb Studios e publicado pela No More Robots, lançado originalmente para PC em 2019 e posteriormente para outras plataformas.Contudo, o que deveria ser um motivo de alegria, se mostrou uma grande frustração para os envolvidos.
Quem revela isso é Mike Rose, fundador da No More Robots, através de seu perfil no Twitter, onde ele cita as fracas vendas de seu jogo e o descaso da Sony para com os “menores”.
“Finalmente tivemos o nosso primeiro lançamento no PS4 na semana passada!
Se você está se perguntando como os jogos pequenos vendem no PS4 neste momento.
Nossa semana de vendas iniciais no PS4 foi o equivalente a 5% das nossas vendas iniciais no Nintendo Switch. haha
Na verdade, nós mal vendemos no PS4.”
Em seus tweets seguintes, Rose citou que sua publicadora ainda tem mais um jogo para ser lançado no PlayStation 4. Mas ele parece estar decidido que pode nem voltar a lançar outro jogo junto a Sony.
“Para ser bem sincero, eu duvido que colocaremos qualquer outro jogo no PS4 depois disso. Eu havia escutado que era ruim, mas p*** que **riu, não chegou nem perto das vendas que tivemos no Switch e Xbox.”
Obviamente que seus seguidores deixaram mensagens de incentivo e alguns chegaram a comentar que optaram por jogar no PC ou Nintendo Switch. Aliás, Rose salientou que estas vendas permitiram que o prejuízo não fosse tão grande.
Recentemente a Sony tem demonstrando uma inclinação a um investimento maior em games indies, mas pelos relatos acima, está longe de ser algo adequado. O desabafo de Rose parece não ser um caso isolado, demonstrando que a Sony deve trabalhar e refletir mais sobre a situação sobre os indies em sua plataforma. Afinal, mesmo que se tratem de jogos com uma rentabilidade menor, deveriam merecer mais atenção e divulgação, já que estúdios maiores tem mais estrutura e dinheiro para publicidade.
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Fonte: Twitter