

A volta inesperada da aclamada série de tiro em primeira pessoa que fez sua estreia em 1996, foi uma das maiores surpresas da conferência da Bethesda na E3 2016. Entretanto o título não será lançado para os consoles, mas a id Software explicou por quê.
Durante o anúncio de Quake Champions também foi revelado que o jogo rodaria a 120Hz, taxa de frequência que os consoles não poderiam atingir. Tim Willits, diretor criativo do shooter, explicou em uma conversa com o site GameSpot a importância do jogo correr a 120Hz.
Willits diz que boa parcela dos jogadores não conseguem identificar a diferença entre 60Hz e 120Hz, mas os jogadores profissionais conseguem, e, segundo ele, sem eles o jogo poderia sofrer bastante.
“A maioria de nós, e até mesmo eu, não consigo dizer a diferença entre as duas. Mas há alguns jogadores que não são humanos. E não podemos sair e dizer que vamos fazer um jogo para eles que não corre ridiculamente rápido. Porque se perdermos os caras profissionais, estamos em perdidos.”
O diretor disse que o desejo de atingir 120Hz é um dos principais motivos de Quake Champions ser um exclusivo do PC, e vai direto ao ponto:
“…é por isso que é um jogo para PC. Sem desculpas. Sem limitações”.
Embora toda a ambição da id Software de fazer um jogo muito rápido, Willits diz que não será preciso ter uma máquina extremamente potente, o estúdio quer atingir o máximo de pessoas possíveis, e será possível diminuir as configurações gráficas para que rode normalmente em computadores que atendam a alguns requisitos. Segundo o diretor, a produtora quer brilhar em bons PCs.
Willits ainda confirma que a id não está fechando as portas para os consoles, e apesar de ser um exclusivo para PC, o estúdio não descartou a ideia de lançar versões para os consoles futuramente, mas por enquanto o shooter estará somente nos computadores.
Não há uma data específica para o lançamento de Quake Champions, mas Willits confirmou que o jogo passará muito tempo em beta fechado, e que o estúdio não tem nenhuma pressa de lançá-lo.