Red Dead Redemption 2 roda melhor no Xbox One X
Embora o grande foco na hora de divulgar Red Dead Redemption 2 tenha sido o PS4 Pro, parece que o console da Microsoft leva vantagem quando o assunto são os videogames de alto desempenho. Agora que o jogo já está nas mãos da imprensa, muitos detalhes foram surgindo. Então, o Digital Foundry, conhecido pelos seus testes de várias versões dos jogos rodando em todos os consoles, traz mais um belo comparativo, mostrando exatamente como está rodando o novo game da Rockstar.
Já de cara, os testes apontam que a melhor experiência em 4K está no Xbox One X. Assim, o console da Microsoft vê o game rodando a 4K nativo. E olha que o grande destaque vai para todo os detalhes que o jogo produz, sendo um avanço tecnológico incrível, segundo o Digital Foundry.
Belo visual em qualquer versão, mas com sutis diferenças
Contudo, mesmo com a diferença de resolução que o Xbox One X traz em Red Dead Redemption 2, os testes dizem que em termos de textura e detalhes do ambiente, todas as versões, incluindo o PS4 e Xbox One base, possuem ótimos visuais. O que obviamente deixa todos os jogadores tranquilos. Na geração passada, a Rockstar não conseguiu o mesmo feito. Red Dead Redemption 1 era menos detalhado no PS3. Assim a versão do Xbox 360 ficou conhecida como a mais bela de todas.
Já em Red Dead Redemption 2 os ambientes são igualmente bem detalhados em todas as versões. Até mesmo o Draw Distance é excelente, independente do console que o jogo rode. Mas como o Xbox One X possui uma resolução maior do que os outros, consegue entregar mais detalhes como sombras. O PS4 Pro usa o upscaling, o que tira um pouco dos detalhes quando a imagem é levada para 4K. Mas nada que tire o brilho do visual do game.
Nos consoles normais, como fica?
Já nos consoles base, o PS4 leva vantagem. A Rockstar conseguiu fazer o jogo rodar em 1080p fixos no console da Sony. Já no Xbox One S a resolução é menor. O aparelho da Microsoft chega em 864p. Ainda que em alguns televisores essa diferença não seja gritante, em TVs mais novas os defeitos gráficos no Xbox One S se tornam mais visíveis. A imagem é mais granulada e desfocada. Isso se dá pelo fato de o jogo não estar em Full HD e impacta diretamente na qualidade de sombras e folhagens.
Quando o jogo se passa em áreas mais extensas e cheias de personagens, o FPS se mantém constante. Red Dead Redemption 2 roda em 30FPS em qualquer console. Mas novamente, é no Xbox One X onde a variação é muito menor. Apenas em alguns momentos o jogo sente o peso gráfico. Já no PS4 Pro e nas versões base, existem quedas de FPS. Em áreas como a cidade de Valentine, os consoles base chegam a bater 20 FPS. Contudo, o Xbox One base leva uma vantagem aqui, sendo mais estável que o PS4 base. Isso pode ocorrer por conta do processador, que no Xbox One base é um pouco mais forte.
No geral, o Xbox One base é o console que mais sofre para rodar Red Dead Redemption 2. Ainda assim, é uma ótima pedida. Ou seja, se você tem um console como este, não deixe de jogar o novo game da Rockstar. Por outro lado, o Xbox One X leva muita vantagem em comparação ao PS4 Pro. O 4K nativo faz diferença em TVs de alto desempenho. Mas o importante é saber que a Rockstar conseguiu encaixar muito bem seu jogo, não importando a plataforma que escolhemos para jogar. Red Dead Redemption 2 será lançado oficialmente amanhã, dia 26 de outubro.

Fonte: Eurogamer