Mais um ano se vai! 2017 ficará marcado para a história do mundo geek/pop/nerd no qual tanto adoramos. Tivemos novos consoles, games, grandes eventos, além de momentos cômicos na indústria de entretenimento. Maratonamos dezenas de seriados novos na Netflix e Amazon Prime Vídeo, como por exemplo: Stranger Things 2, Demolidor, American Gods entre muitos outros. Fomos ao cinema conferir grandes e novas produções de Hollywood. Entre eles a volta de Pennywise em IT: A Coisa e até a volta de alguns heróis que não vemos há muito tempo nas telonas como Spider-Man: De Volta ao Lar.
São centenas de momentos, lançamentos e novidades. E o Combo Infinito separou os maiores destaques que rolaram nos games, séries e filmes deste ano. Preparem-se para relembrar todos os grandes lançamentos que marcaram a indústria!
Um dos lançamentos mais aguardados do início de 2017 foi a volta da série Resident Evil em seu sétimo game, que se manteve em segredo por anos. Depois do lançamento de diversas versões do playable teaser Beginning Hour, finalmente descobrimos o que acontecia naquela casa assustadora da família Baker. De início o público ficou com receio ao que esperar do game (muitos diziam ser uma “cópia de Silent Hills“), mas a boa notícia é que o título calou a boca de muitos e se mostrou estar de volta a suas origens.
A Team Ninja volta com tudo nos games com sua nova IP Nioh. Apesar das mecânicas e jogabilidade semelhante ao que vemos na série Souls, o jogo possui seus diferenciais, que muitos vem do seu outro título Ninja Gaiden. O jogo foi lançado exclusivamente para PS4 nos consoles e meses depois o PC ganhou uma versão.
Após anos, a Guerrilla Games saiu da zona de conforto com Killzone e se aventurou em um mundo pós-apocalíptico em que as maquinas e o Homem voltaram aos primórdios da história humana. Com gráficos, gameplay e uma história excelente, esse sem dúvidas foi um grande acréscimo a biblioteca de jogos exclusivos na plataforma da Sony.
O décimo título da famosa série de jogos da Nintendo finalmente sai do papel em direção ao público. Com mecânicas renovadas, o game se ambienta em um mundo aberto que dá total liberdade ao jogador em prosseguir da forma que quiser. A história segue o protagonista Link, que acorda em uma Hyrule devastada após cem anos de sono e precisa recuperar suas memórias e derrotar o grande mal causado pela chegada de Calamity Ganon.
Uma das maiores surpresas do ano é um dos maiores sucessos também! Battlegrounds, um jogo multiplayer online competitivo que criou de forma definitiva um modo de jogo que se tornou um grande sucesso. O título foi lançado em acesso antecipado exclusivamente para PC. Ficou meses em desenvolvimento até que finalmente em dezembro, o game foi lançado oficialmente com um porte em acesso antecipado para o Xbox One e com promessa de lançamento para o Playstation 4 futuramente.
Considerado por muitos, um dos jogos mais assustadores já lançado, Outlast retorna em sua sequência aterrorizante. Desenvolvido pelo estúdio independente Red Barrels, o game mantem a famosa câmera com visão noturna. Apesar de ter se saído muito bem na experiência de gameplay, a história por outro lado, ficou confusa, o que acabou fazendo com que muitos jogadores não aprovassem a sequência.
Após algum tempo de espera para chegar ao ocidente, este ano podemos usufruir de Persona 5. Com uma história excelente. personagens extremamente carismáticos e uma gama de poderes considerável, o game conquistou o público e chegou a ser indicado a jogo do ano.
O marsupial mais famoso dos games, voltou! Crash Bandicoot retorna no remaster N. Sane Trilogy que reúne os três primeiros games da franquia, que hoje pertence a Activision – anteriormente a Universal Studios. A maior surpresa para nós foi o tratamento especial que o título recebeu em relação a qualidade. É impressionante e nostálgico ver Crash na nova geração.
Chegou com um lançamento “tímido”, mas aos poucos demonstrou seu potencial. Fortnite é a mais nova aposta da Epic Games aos seus jogos free-to-play. Apesar do game ser pago atualmente, isso se manterá apenas até a produção ser concluída (no momento está em acesso antecipado). No final do ano Fortnite recebeu um modo novo inspirado em Battlegrounds, em que poucas semanas alcançou mais de 10 milhões de jogadores.
Após o fim da história de Nathan Drake em Uncharted 4, a Naughty Dog quis dar o último suspiro à franquia com Lost Legacy. O game que se mantém no mesmo estilo de gameplay dos anteriores, se passa em uma aventura de Chloe, “amiga” de Nathan e Nadine, sim, aquela que “deu um pau” em Nathan no quarto game. Uncharted: Lost Legacy é a prova de que a franquia tem muita história para contar mesmo sem o cômico protagonista principal.
Um título importante, sem dúvidas! Foi a oportunidade de um estúdio third-party utilizar os direitos de uma das maiores séries da Nintendo. A Ubisoft fez um excelente trabalho em Mario + Rabbids: Kingdom Battle que é um game de estratégia extremamente divertido, seguindo o mesmo padrão de qualidade dos jogos da Nintendo.
Após um ano sem ver novidades relacionadas a Life is Strange, tivemos a chance de reviver a história de Chloe, antes da chegada de Max em Life is Strange: Before the Storm. O game se trata de um prequel e é desenvolvido pela Deck Nine, estúdio contratado pela Dontnod para a produção do game. Entretanto, apesar de não ser desenvolvido pelo estúdio original, o game não deixou nada a desejar. Com uma história chocante acompanhado de melhorias gráficas e uma belíssima trilha sonora, o game já é favorito de muitos.
Passamos diversas E3’s vendo trailers e promessas para Cuphead. O game independente que atraiu o olhar do mundo devido a sua proposta de trazer um estilo artístico igual aos desenhos da Disney dos 60’s. E finalmente em setembro o título foi lançado para Xbox One e PC.
A Nintendo iniciou seu primeiro ano de Switch com uma grade de lançamentos de peso. Além de The Legend of Zelda: Breath of the Wild, o gordinho bigodudo mais amado dos games chega ao novo console da companhia em Super Mario Odyssey. Com um gameplay em 3D semelhante ao que vemos em Super Mario 64, o game conquistou o coração de muitos gamers pela diversão proporcionada.
A aguardada sequência de Wolfenstein: The New Order, jogo de tiro em primeira pessoa aclamado pela crítica e desenvolvido pelo premiado estúdio MachineGames, finalmente chegou! Além de uma história totalmente louca e excelente, o game traz um vasto arsenal de armas diferentes para os jogadores que incrementam muito na experiência e na diversão do gameplay. E você, teve a chance de lutar contra os “nazistas dominadores de Américas”?
Desta vez a Ubisoft resolveu atender o pedido dos fãs e segurou o lançamento de um novo Assassin’s Creed anualmente. Podemos dizer que foram obtidos grandes resultados nessa ação! Origins um dos melhores games da franquia em anos, conta a história da origem dos assassinos. Apesar da dublagem não ter agradado pela baixa qualidade para nós brasileiros, o game se tornou um dos grandes sucessos do estúdio no mundo.
Os destaques citados acima não foi tudo que tivemos de bom no ano, então separamos algumas menções honrosas. Estes que são games que lançaram atendendo a expectativa do público, mas não se tratou de nenhuma surpresa, seja por ser um game anual ou que não chegou ser tão excelente a ponto de impressionar como nos destaques. Confira:
Um dos mais importantes consoles lançado neste ano, sem dúvidas foi o da Nintendo. O sucessor do Wii U trouxe alguns aspectos semelhantes ao anterior, mas com uma nova proposta. Já ouviu aquela famosa frase “Quando e onde quiser”? Esse é o conceito do Nintendo Switch, o primeiro console híbrido do mundo. Com a possibilidade de jogar em casa ou na rua usando seu “modo portátil”, onde o controle se torna o console com uma pequena tela sensível a toque em HD (720p).
Hoje já se tornando um grande sucesso de vendas e sendo até para muitos um substituto do portátil 3DS/2DS, o console vem atraindo público devido a sua biblioteca de games. Afinal, não tem nada melhor do que jogar seu jogo preferido na rua ou na casa da vovó.
Após um ano e meio de espera, depois do anúncio da sua existência na E3 de 2016, finalmente podemos colocar a mão no console mais poderoso do mundo, o Xbox One X. Uma versão revisada, melhorada e turbinada do Xbox One e Xbox One S, permite que os donos do console joguem seus jogos a 4K nativos com a possibilidade de atingir até 60 quadros por segundo. Além deste benefício, o dispositivo é capaz de aperfeiçoar automaticamente os games já lançados, garantindo uma taxa de quadros concreta.
A melhor parte de tudo, é que o console vem recebendo uma atenção considerável das desenvolvedoras, o que traz uma vasta quantidade de títulos otimizados para o aparelho de meia geração da Microsoft. Xbox One X também foi lançado no Brasil no mês de dezembro.
Não é segredo para ninguém que a Ubisoft fez um show durante o maior evento de jogos do mundo. Entre todos os momentos marcantes que tivemos na conferencia, sem dúvidas a visita de Shigeru Miyamoto aos palcos da Ubisoft para apresentar Mario + Rabbids: Kingdom Battle está entre elas. Miyamoto com todo seu carisma subiu no palco e fez muitos marmanjos se emocionarem, até a equipe do Combo Infinito enlouqueceu no momento da cobertura.
Novamente a Ubisoft criando um dos melhores momentos da E3 2017, desta vez na apresentação surpresa de Beyond Good & Evil 2. Michel Ancel, projetista do game sobe aos palcos da desenvolvedora extremamente emocionado a ponto de não conseguir segurar as lagrimas. Isso é claro, tudo acompanhado da torcida da plateia que chega a arrepiar!
Durante a The Game Awards, Josef Fares, criador de A Way Out, novo jogo da Eletronic Arts, deu as caras a câmera para apresentar as novidades do game, porém aconteceu de tudo, menos o que esperávamos. Teorias conspiratórias diziam que o desenvolvedor estava “muito louco”. Isso porque Josef mostrou o dedo e mandou um “Fuck the Oscars!” (F$#a-se o Oscar!) ao vivo em transmissão internacional.
Depois de muitas discussões e debates sobre o vencedor da maior premiação dos games, finalmente tivemos a resposta durante a TGA. Com Battlegrounds, Super Mario Odyssey, Horizon: Zero Dawn, Persona 5 e The Legend of Zelda: Breath of the Wild na disputa, o resultado era esperado. Link levanta seu troféu e a Nintendo leva para casa a premiação de jogo do ano para Zelda.
Carol Shaw, desenvolvedora do clássico River Raid, recebeu uma belíssima homenagem nos palcos da The Game Awards 2017. Isso porque Carol foi a primeira mulher a desenvolver jogos eletrônicos no mundo, que se tornou um gigante clássico. Um momento extremamente marcante para a indústria dos games e para os gamers.
Durante a The Game Awards tivemos a ilustre presença de Hideo Kojima e Norman Reedus para apresentar novidades relacionadas a seu mais recente game, Death Stranding. Mas ao contrário do que muitos esperavam (um possível gameplay), tudo que recebemos foi um trailer ainda mais estranho do que os anteriores para nos deixar ainda mais confuso em relação ao que esperar do novo jogo de Kojima.
Apesar de tudo, pelo menos garantimos um bom meme para a internet graças ao novo trailer do game. Obrigado Kojima San!
Um dos maiores desenvolvedores de games esteve em nossas terras este ano. Durante a Brasil Game Show 2017, Hideo Kojima, desenvolvedor da saga Metal Gear, Zone of The Enders e Death Stranding, recebeu a premiação “Lifetime Achievement Award”. Ao lado do jornalista Bruno Brandão Micali e da apresentadora Nyvi Stephan, Kojima respondeu algumas perguntas da imprensa e do público.
A esperada segunda temporada de “bagulhos estranhos” chegou neste ano para os assinantes da Netflix. Stranger Things 2 foi um dos grandes lançamentos do serviço de streaming. A atmosfera da série se manteve igualada a temporada anterior e com acréscimo de novos personagens e é claro, uma trama recheada de emoções e suspenses.
Um dos maiores sucessos da televisão por assinatura retorna em sua sétima e penúltima temporada. Game of Thrones, exibido e produzido pela rede de canais HBO, não decepciona na nova temporada que encerra com um episódio espetacular e dramático! Infelizmente aos fãs, o seriado só retorna em 2019 em sua última temporada.
O ex-marine Frank Castle retorna as produções da Netflix, desta vez em uma série solo. O Justiceiro (The Punisher) teve a estreia de sua primeira temporada neste fim de ano e logo se tornou um sucesso. A série conta a origem de Frank que perdeu sua família nas mãos de criminosos, e agora ele procura vingança. Inclusive a Netflix já confirmou a segunda temporada, resta saber se teremos a mesma qualidade que a primeira temporada demonstrou ao público.
Uma das séries mais polêmicas do ano e da Netflix. 13 Reasons Why conta a história de Clay, um jovem que recebe uma caixa com diversas fitas de sua amiga Hannah, que por sua vez, acabou de se suicidar. Nas fitas a jovem lista treze motivos que levaram a interromper sua vida. Só por essa curta descrição da história, já mostra o quão pesada a série é em relação ao assunto abordado. 13 Reasons Why foi alvo de diversos ataques e críticas negativas do público e de psicólogos que acreditavam que a série poderia incentivar o suicídio de jovens no mundo.
Assim como nos games, nas séries tivemos diversas produções que tiveram altíssima qualidade, mas não receberam seu devido destaque em meio das demais. Então não poderíamos de deixar de cita-las neste artigo, caso não tenha assistido algum desses seriados, fica a dica para suas próximas maratonas! Confira:
Moana foi uma das mais bem-sucedidas animações do ano. Com uma história divertida e personagens extremamente carismáticos, o longa atraiu não só o público jovem, mas também o adulto. Produzido pela Walt Disney Animation Studios, sendo o 56.º filme do estúdio e também o 3.º filme animado musical em CGI da Disney.
Aqui não tem super-heróis ou vilões com fantasia. Em Logan, filme solo que conta a história do popular Wolverine em seus dias de solidão que precisa cumprir uma missão ao lado de Laura Kinney, conhecida como X-23. Com um estilo totalmente diferente e mais sério dos demais filmes de super-heróis, Logan sem dúvidas é um dos melhores filmes do gênero. O longa também foi o projeto de despedida de Hugh Jackman na pele do super-herói.
Baseado no mangá homônimo de Masamune Shirow, A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell, pode ter sido um dos melhores filmes baseados em um mangá por Hollywood. No longa-metragem, a protagonista Major, interpretada pela Scarlett Johansson, precisa enfrentar um poderoso inimigo que possui o objetivo de sabotar a inteligência artificial da Hanka Robotic.
O esquadrão mais louco da galáxia retornou as telonas neste ano! Guardiões da Galáxia: Vol. 2 mostra mais uma das aventuras dos super-heróis, mas desta vez é um pouco mais pessoal. Petter Quill encontrou seu pai e parece estar disposto a abrir mão de tudo para ser um verdadeiro deus. No filme podemos ver também o retorno do Baby Groot, que a propósito é a coisa mais dócil e fofa que você verá na produção!
Uma das maiores reviravoltas nas produções da DC Comics em suas adaptações para o cinema. Com um estilo menos sombrio e sério, Mulher Maravilha se destaca nas críticas e no público. A heroína, interpretada pela atriz Gal Gadot, teve sua primeira aparição em Batman vs Superman, desde então, obteve uma grande atenção. Então neste ano, podemos ter finalmente um longa solo da amazona.
A relação dos humanos com os primatas nunca esteve tão abalada. César retornou neste ano em Planeta dos Macacos: A Guerra, continuação do reboot de sucesso da produção de mesmo nome de 1970. Desta vez, César parte em busca de vingança em uma guerra forçada por um impiedoso coronel que comanda um exército de soldados, responsável pela perda de várias vidas de macacos em um conflito.
Baseado na Operação Dínamo, ou mais conhecido como a Evacuação de Dunquerque, o longa Dunkirk conta três histórias distintas de diferentes personagens em meio da operação que acontece no início da segunda guerra mundial. Farrier, um piloto que precisa destruir um avião inimigo, Dawson, o civil britânico que usa seu barco de passeio em alto mar para salvar o exército de seu país e Tommy, preso na praia onde acontece um grande conflito e busca escapar a qualquer preço. A experiência cinematográfica sonora do longa é um dos maiores destaques, que traz imersão ao telespectador acompanhado de uma bela história dramática.
Você tem medo de palhaços? Se sua resposta foi “sim”, então é melhor manter distância deste destaque do ano. Baseado na obra de Stephen King, IT: A Coisa pode ser uma das melhores produções baseado nos livros do autor. Com a participação de Finn Wolfhard (Stranger Things) no papel de Richie Tozier, o filme te prende do inicio ao fim com uma atmosfera macabra, intrigante e recheada de suspense.
É muita emoção aos jovens padawans da vida real! Para encerrar o ano com a chave de ouro nos cinemas, tivemos o retorno da saga Star Wars no episódio VIII, intitulado de “Os Últimos Jedi”. Após a jovem Rey encontrar o mítico e recluso Luke Skywalker em uma ilha isolada, ela procura entender o balanço da força a partir dos ensinamentos do mestre. Entretanto, ao mesmo tempo o Primeiro Império de Kylo Ren se reorganiza para enfrentar a Aliança Rebelde.
Este ano ficamos a dispor de muitas produções cinematográficas gratificantes. Muitas agradaram e surpreenderam, outras já decepcionaram totalmente (né Light Yagami?). Apesar dos destaques acima, não poderíamos deixar de citar mais alguns longas que se saíram bem nas críticas. Confira:
Durante este ano, o Combo Infinito conquistou diversos reconhecimentos e objetivos. Podemos começar primeiramente com a entrada de um novo integrante na equipe (Eu!), isso significa mais conteúdo e uma melhor cobertura das notícias e tudo que rola no mundo geek. Em novembro atingimos a incrível marca de 2.5 MILHÕES de acessos no site, uma grande conquista para todos nós. O canal oficial do Youtube também recebeu mudanças e melhorias, onde conquistamos cerca de 15 mil novos inscritos que acompanham nosso conteúdo todos os dias. No total, até o fechamento deste artigo, já somos 20 mil inscritos!
* O Combo Infinito apareceu como destaque de crítica no trailer nacional de Resident Evil 7! Veja no trailer acima.
Em outubro, o Combo Infinito fez uma das melhores coberturas do maior evento de jogos da América Latina, a Brasil Game Show. Com uma equipe de 10 pessoas, realizamos diversas entrevistas, testes nos mais recentes lançamentos e novidades do mercado independente. Outro grande destaque do Combo Infinito na Brasil Game Show 2017, foi o prazer de sermos atração principal no stand da Dazz, onde foram distribuídos dezenas de prêmios para os fãs e público ao redor.
No Facebook chegamos a marca de mais de 290 mil seguidores e este número só tende a crescer.
Agradecemos a todos que nos acompanham neste trabalho que fazemos com tanta dedicação e amor, estaremos sempre procurando trazer o melhor conteúdo geek da internet.
O ano de 2017 teve seus altos e baixos, tivemos muitos jogos cancelados, outros adiados. Produções televisivas e cinematográficas que agradaram e surpreenderam e outras que decepcionaram. Esta foi a nossa Geektrospectiva! Acredita que faltou alguma coisa? Não se sinta acanhado e escreva nos comentários abaixo. Que venha 2018! Um ano com o dobro de surpresas e sucessos que tivemos neste ano e que todos nossos leitores tenham ótimas festas!
Fontes: Gamespot, Youtube, Adoro Cinema
Redator no Combo Infinito e Game Designer. Gosto de escrever sobre jogos, jogar e de produzi-los!
Max Payne está de volta! A Remedy anunciou nesta quarta-feira (6) o desenvolvimento dos remakes…
Ubisoft já estaria trabalhando em novo Ghost Recon Um novo relatório (via Kotaku) afirma que…
Mais de Sherlock Holmes na HBO Max De acordo com o Deadline, a Warner juntamente…
THQ Nordic Digital Showcase 2022 acontece em 12 de agosto Historicamente, os primeiros meses do…
O título chega ao Switch amanhã The House of the Dead estreia amanhã no…
Max Payne está de volta! A Remedy anunciou nesta quarta-feira (6) o desenvolvimento dos remakes…
Ubisoft já estaria trabalhando em novo Ghost Recon Um novo relatório (via Kotaku) afirma que…
Mais de Sherlock Holmes na HBO Max De acordo com o Deadline, a Warner juntamente…
THQ Nordic Digital Showcase 2022 acontece em 12 de agosto Historicamente, os primeiros meses do…
Overwatch 2 pode contar com Passe de Batalha e modo Batalha de Chefões Overwatch 2…
O título chega ao Switch amanhã The House of the Dead estreia amanhã no…