Riot Games pretende reduzir assédio em Valorant
O novo jogo de tiro em equipe da Riot Games, Valorant, ainda está apenas na versão beta, mas com certeza não demorou muito para que a toxicidade aparecesse. Já todos sabemos o quão tóxicos podem ser os comentários de outros jogadores em jogos online, sendo particularmente difícil para mulheres, que são regularmente alvo de assédio.
Recentemente, a streamer Greenily “Tea” compartilhou um vídeo na rede social de uma das suas sessões de jogo em Valorant, na qual é possível ouvir um jogador fazendo comentários inadequados e maldosos. Segundo Greenily, a situação não é nova, nem exclusiva à comunidade de Valorant. A streamer diz que na grande maioria das partidas que joga geralmente se consegue controlar, optando pelo silêncio numa tentativa de não gerar mais comentários. Contudo, inevitavelmente, chega a um ponto em que precisa silenciá-los.
“Por favor não sejam este tipo que gritou “OH MEU DEUS É UMA PUT#” e que agiu como se eu fosse namorada dele durante toda a partida. Tive de silenciar este rapaz porque estava tentando apenas ganhar o jogo, e isso foi completamente maldoso”
Em resposta à discussão, Anna Donlon, produtora executiva do FPS da Riot, chamou o comportamento de “assustador e nojento” e comentou que até ela estava evitando a fila solo devido ao comportamento tóxico de outros jogadores.
“Nojento, isso é assustador como o inferno. É por isso que não consigo jogar em solo. Eu sinto muito. Estamos absolutamente buscando soluções de longo prazo para tornar seguro jogar VALORANT – até na fila solo!”
Jogos como Counter-Strike: Global Offensive, League of Legends e Overwatch são líderes de audiência. Apesar disso, o machismo inerente também afeta os eSports e as poucas mulheres que jogam precisam superar barreiras diárias para se destacarem nos jogos online. Muitas lidam com tudo isso escondendo sua feminilidade, deixando de utilizar personagens femininas, e inclusive evitando o uso de microfone em jogos competitivos. Em contrapartida, atualmente pode-se achar grupos e páginas no facebook, sites especializados e diversas guildas em diferentes jogos, dedicados a serem espaços femininos. Apesar disso, infelizmente não consigo ver como os jogos online poderão deixar de ser um ambiente tão propício para a disseminação de discursos de ódio, e este certamente é um dos motivos que me afastam do multiplayer competitivo.
Quando Valorant será lançado?
Valorant tem previsão de lançamento para o inverno de 2020, e vai estar disponível para download grátis em PCs. O objetivo do jogo é eliminar os adversários, atacar e plantar uma bomba, ou defender os mapas. De acordo com a Riot, o título conta com mecânica de tiro fiel à realidade, um grande arsenal de armas, agentes com habilidades únicas, além de mapas com foco competitivo que rendem muitas horas de jogo.
Por fim, aqui no Brasil o beta fechado de Valorant está previsto para começar no próximo dia 5 de maio. E embora um plano para o cenário do e-sports não tenha sido anunciado pela empresa, são esperadas notícias na próxima semana sobre os próximos planos para o jogo no cenário competitivo
Por fim, não se esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube e seguir o Combo Infinito nas redes sociais para mais notícias – Facebook; Twitter, Instagram.
Fonte: Eurogamer