Advertisement
-Notícias

Riot Games cancela parceria com empresa saudita após repercussão negativa

Publicado por
Advertisement
A Riot Games, após descontentamento da comunidade, anunciou o final da parceria com a NEOM

Principal campeonato de League of Legends da Europa, a LEC voltou atrás após fechar contrato de patrocínio com a NEOM, uma cidade planejada transnacional localizada na região fronteiriça da Arábia Saudita (ao noroeste do país), em um posto estratégico também para Egito, Jordânia e Israel. O anúncio aconteceu na noite da última quarta-feira (29) após receber duras críticas de casters e figuras do cenário que repudiam o projeto da Riot Games.

Diversos membros da equipe de transmissão foram às redes sociais para mostrar desapontamento com a parceria, tendo em vista que o projeto da cidade futurista é liderado pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman. A reação foi praticamente instantânea, já que a posição política do país é declaradamente homofóbica, religiosamente intolerante e machista, possuindo histórico de perseguição a indivíduos LGBTQIA+ e também a xiitas, além de não permitirem a construção de igrejas ou sinagogas.

De imediato, membros da equipe de transmissão da LEC deixaram sua indignação transparecer nas redes sociais; Froskurinn, analista lésbica, foi uma das mais vocais:

“Isso é decepcionante por ser a LEC. É meu time, meu produto, meus gerentes, meu escritório. Minha família. Minha Casa. Isso não é alguém em uma sede distante que eu não conheço. Isso é devastador porque sei quem fez essas escolhas e me sinto silenciada”.

Outros membros da transmissão e de várias equipes se manifestaram contra a Riot Games, incluindo Trevor “Quickshot” Henry e Eefje “Sjokz” Depoortere, o narrador Daniel Drakos, a repórter Laure Valée, o produtor Renato “Shakarez” Perdigão e o ex-locutor e agora gerente da comunidade da MAD Lions James “Stress” O’Leary, que também é gay.

O que está por trás da NEOM?

O projeto bilionário, que tem a conclusão da primeira fase projetada para 2025, se baseia em um local próximo ao Mar Vermelho. O investimento inicial para o planejamento e construção da NEOM foi de US$ 500 bilhões, dinheiro que teve origem no Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita e de investidores internacionais. Apesar de ser conhecido por ter um regime que busca a modernidade para a Arábia Saudita, o regime do príncipe herdeiro também está marcado por graves problemas.

Vale destacar que os preparativos para as obras já levantam suspeitas, tendo em vista que o ativista Abdul Rahim al-Huwaiti foi encontrado morto após declarar publicamente apoio aos nativos de sua tribo, que tiveram seu território tomado pela NEOM. Em vídeos, Rahim relatava que a empresa deportava nativos e prendia os que recusavam o dinheiro da NEOM, opondo-se a deixarem suas casas. 

Outra repercussão, no entanto, foi a morte do jornalista Jamal Khashoggi, crítico de seu governo e colunista do jornal norte-americano Washington Post, pela qual o príncipe assumiu a responsabilidade, embora tenha dito que não ordenou a execução do profissional.

NEOM e BLAST PREMIER

A NEOM também anunciou na terça-feira (28) uma parceria com a BLAST, empresa dinamarquesa de Counter-Strike: Global Offensive e Dota 2. Nesse anúncio, a BLAST disse que ajudará a transformar o NEOM em um centro de esports no Oriente Médio. Apesar de o tuíte do anúncio ter centenas de respostas negativas sobre o acordo, a empresa ainda não se pronunciou sobre o caso.

“O Esports está no centro dos emocionantes planos da NEOM para o esporte. Assim, estamos felizes em poder ajudá-los a moldar esse objetivo a longo prazo. Este é um contrato recorde para o BLAST e testemunha do nosso recente crescimento e posição no setor no momento”.

Por fim, o que achou desta notícia? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião! Em seguida, não se esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube e seguir o Combo Infinito nas redes sociais para mais notícias – Facebook; Twitter, Instagram.

Fonte: Eurogamer

Advertisement
Julia Braz

Estudante de jornalismo e fotógrafa nas horas vagas, passo meus dias escrevendo sobre nerdices e elaborando formas de matar chefões em RPGs. Pós graduada em Netflix, e iniciante na arte de fazer cosplays, gasto dinheiro em comida e com livros que não tenho tempo para ler.

Advertisement

Notícias recentes

É REAL! Remakes de Max Payne 1 e 2 são anunciados para PS5, Xbox e PC!

Max Payne está de volta! A Remedy anunciou nesta quarta-feira (6) o desenvolvimento dos remakes…

3 anos atrás

Ubisoft está desenvolvendo um novo Ghost Recon, com lançamento previsto para 2023 – Rumor

Ubisoft já estaria trabalhando em novo Ghost Recon Um novo relatório (via Kotaku) afirma que…

3 anos atrás

Robert Downey Jr. produzirá séries de Sherlock Holmes para o HBO Max

Mais de Sherlock Holmes na HBO Max De acordo com o Deadline, a Warner juntamente…

3 anos atrás
Advertisement

THQ Nordic anuncia novo showcase para agosto – Veja!

THQ Nordic Digital Showcase 2022 acontece em 12 de agosto Historicamente, os primeiros meses do…

3 anos atrás

Overwatch 2 pode contar com Passe de Batalha, indica vazamento

Overwatch 2 pode contar com Passe de Batalha e modo Batalha de Chefões Overwatch 2…

3 anos atrás

The House of the Dead: Remake pode estar chegando ao PS4 – Rumor

  O título chega ao Switch amanhã The House of the Dead estreia amanhã no…

3 anos atrás
Advertisement