Um rumor surgiu pela internet, mais precisamente pelo twitter com diversas informações relacionadas ao Xbox One e algumas medidas que a Microsoft está tomando para tentar se defender dos supostos problemas que seu novo console vem apresentando.
As informações surgiram no site Eurogamer, dizendo que segundo alguns desenvolvedores e pessoas próximas de empresas que estão produzindo para o Xbox One, o novo console da Microsoft enfrenta sérios e graves problemas. Um deles está relacionado à uma das mais aclamadas funcionalidades do console, o Snap, que permite alternar entre um jogo, um vídeo ou uma conversa no Skype (algo como um multi tarefa).
Ao que tudo indica, ao utilizar o Snap, o console apresenta travamentos e quando um jogo é executado e o Snap é utilizado, muitos congelamentos acontecem. E segundo o rumor, são os próprios estúdios que estão relatando estes problemas, e olha que o console está próximo de seu lançamento.
O rumor continua apontando que a ESRAM (um tipo de memória mais rápida, podendo chegar até 204GBs de transferência) pode ser o calcanhar de Aquiles do Xbox One. Dizem que esta memória será um engarrafamento permanente de informações, e que não dará nenhuma chance para que o Xbox One fique a par do PS4. Uma das pessoas que demonstrou sua opinião diz que mesmo com a evolução das ferramentas de trabalho, a Microsoft nunca poderá corrigir ou compensar um problema de hardware.

A ESRAM seria a jogada da Microsoft para melhorar o desempenho geral do Xbox One, e a Crytek disse estar utilizando muito desta funcionalidade para o game Ryse: Son of Rome. “Nós colocamos o que é mais acessado, como os G-Buffers, na ESRAM do console. Codificar para essa memória realmente ajuda na aceleração do jogo. Enquanto 32MB talvez não seja o suficiente para usar algo como o MSAA no máximo, com um uso inteligente de gerenciamento de memória é possível lidar com ela de maneira benéfica,” disse o CEO e presidente da Crytek, Cevat Terli.
No entanto ainda fica a dúvida de como os desenvolvedores farão uso dessa memória, e se ela realmente é um problema, valerá a pena contar com ela? Quanto em desempenho o Xbox One perderia com o não uso desta memória? Só Zeus e Master Chief sabem até o momento.
Outros problemas são referentes à Live no Xbox One. No twitter ainda é dito que o Xbox One e a Live são atualmente a terra dos desastres enquanto que a Playstation Network está muito mais avançada.
Acho completamente difícil que estes rumores sejam verdade, já que veríamos esta diferença gritante de desempenho nos jogos que apareceram na BGS e nos vídeos de gameplays que surgem todos os dias com os jogos dos novos consoles. Porém, se realmente a Microsoft estiver passando por problemas em uma época tão próxima do lançamento, será muito difícil confiar nas primeiras unidades que serão lançadas já no mês que vem.
Será que a regra das outras gerações também acontecerá aqui: nunca compre console recém lançado que é uma fria? Dê sua opinião no espaço abaixo.
7 respostas
Vixiii será que o vídeo game da Sony tbm tem problemas?
qual a relaçao da sony com essa materia amigo? a sony esta muito bem estavel e eu acredito que o xbox tambem nao esteja tao problematico quanto esses rumores indicam, mas o rumor sobre a ESRAM faz bastante sentido e pode ser que seja uma verdade, nao ao ponto de inviabilizar o console, mas ao ponto de poder se tornar um incomodo recorrente…
Gabriel, qual seria o problema da ESRAM, a quantidade, os 32mb?
sim, 32mb nao é nada quando estamos tratando de processamento tao pesado quanto um console deveria usar, isso poderia causar diversos travamentos e ate mesmo crashes no sistema, nao posso dar nenhuma certeza, mas o rumor no minimo faz sentido^^
Acho difícil acreditar nisso… Mas eu nunca compro no lançamento por dois simples motivos. 1 – Superaquecimento (Sempre da problema com aquecimento….) e 2 – D I N H E I R O!
O segundo motivo é o mais pertinente de todos hahahahahahaha!
Como já dizia o ‘velho deitado’, gato escaldado… Não tenho interesse nestes consoles por enquanto, mas, assim como faço com updates do ps3/minha placa de vídeo/PSVita/smartphone, espero primeiro todo mundo usar para verificar se não apresentam nenhum problema! É como eu faria se fosse comprar o PS4! (não, o Xbox One não me interessa ;P)