Sem dúvida alguma, ninguém esperava que a Nintendo fosse levar tombos tão grandes após o gigantesco sucesso do Nintendo Wii, console que recuperou grande parte do público da Big N, com recursos inovadores para a época e uma grandiosa biblioteca de títulos. Porém, o console que veio depois entrou numa confusão danada com muita gente confundindo o novo aparelho como um apetrecho do velho Wii. Quase 3 anos depois de seu lançamento, o Wii U pode se tornar facilmente o maior fracasso da história da Nintendo.
E quem poderia, dentre tantas pessoas da Nintendo, dizer o que realmente levou o Wii U para este péssimo cenário? Ninguém melhor que Shigeru Miyamoto, o mestre criador de Mario e grande parte das franquias de maior sucesso dentro da Nintendo, talvez o maior responsável pela empresa ser conhecida por seus jogos fantásticos. Em uma entrevista ao site NPR, Miyamoto deu a entender que o grande diferencial do console talvez já não seja tão diferente assim. Ele também falou sobre o preço do console, se isso foi um problema até agora.
“Estou pensando em virar presidente dessa empresa…”
“Eu não acho que seja o preço, porque se o sistema tem apelo suficiente, as pessoas vão comprá-lo, mesmo se o preço for um pouco acima do esperado. Eu acho que o grande desafio com o Wii U era que talvez as pessoas não entenderiam o sistema. Mas também acho que temos um produto bastante único e, particularmente falando dos consoles, tipicamente demora um pouco para que eles liguem e o sistema dê o boot. Nós pensamos que com um aparelho no estilo tablet, com todas as suas funcionalidades conectadas ao console, poderíamos ligar o videogame rapidamente, exatamente como acontece com um tablet. A conveniência do controle por touch enquanto você está sentado no sofá, com esse mesmo aparelho interligado ao console, tudo isso poderia ser um sistema único, que introduziria estilos únicos de gameplay.”
“Penso que infelizmente o que acabou acontecendo foi que os tablets surgiram e começaram a crescer muito rapidamente. Infelizmente o Wii U foi lançado num período em que suas particularidades e suas funcionalidades não eram tão fortes como quando começamos a desenvolvê-lo. Então eu acho que a grande diferença da Nintendo é que estamos constantemente tentando fazer coisas únicas e diferentes. As vezes isso funciona e tem horas que não vira um hit como esperávamos. Depois do Wii U, esperamos que na próxima vez alcancemos um grande sucesso.”
Apesar da declaração de Miyamoto ter total sentido, a grande falha do Wii U é a falta de jogos de grande expressão. A própria Nintendo não conseguiu desenvolver jogos de grande porte para ele em uma quantidade alta o suficiente para chamar a atenção do público. Um console com grandes funcionalidades nem sempre obtém sucesso se os jogos que ele possui não as utiliza e muito menos sem o apoio e constante desenvolvimento de títulos. Como grande exemplo, basta ver o Vita, que junto com o Wii U vem capengando desde que foi lançado. O 3DS dificilmente sofre com isso porque sua funcionalidade de maior representatividade pouco é explorada e os desenvolvedores deram total atenção aos jogos.
Esperamos que o Nintendo NX, se é que ele vai representar o próximo console de mesa da Nintendo, possa realmente alcançar o sucesso esperado por ela e por seu público. A Big N é gigante e lendária, não pode passar por esses problemas por tanto tempo.
Já inventaram o PS4, o Xbox One, portáteis com jogos de console e até celular com capacidade de PC. E ainda tem gente me enviando solicitação de jogos no Facebook.