Vira e mexe surgem estudos que tentam modificar a maneira como os jogadores pensam, com dados e números que todavia, comprovam algo referente à algum assunto que muitas vezes, é altamente discutível. Mas quando se trata de mercado, as vendas de determinado produto fala por si só. É o caso do mercado de PC, que segundo Ted Pollak, vale 21,5 bilhões de Obamas, o dobro do valor do mercado de consoles.
Ted Pollak é Analista Sênior de Games da JPR(Jon Peddie Research), e ele ressalta que o mercado de jogos para PC, como a venda de Hardwares para montagem de equipamentos, upgrades e periféricos em geral que são usados para games continuam fortes e com muito fôlego, mesmo com o declínio do mercado de PCs com a chegada dos dispositivos mobiles e queda nos preços dos notebooks mais simples.
Segundo Pollak, ao mesmo tempo que os jogadores casuais estão se direcionando para o mercado de mobiles, os jogadores hardcore estão investindo ainda mais em computadores de alto desempenho para jogar no máximo da qualidade possível.
“Nós continuamos notando a mudança de consumidores para os smartphones e tablets, porém enquanto isso ocorre no mundo dos computadores de baixo desempenho, mais dinheiro está sendo direcionado para os PCs de médio e alto porte, com computadores sendo montados e melhorados por jogadores”, disse Pollak.
“Jogadores compromissados com o PC geralmente não estão interessados no conteúdo puro dos consoles. Eles são usuários que pagam muito dinheiro para ter a possibilidade de jogar os games na maior qualidade possível e com isso fazem negócios, como edição de foto e vídeo, criação de conteúdo e outras tarefas com o maior poder possível que suas máquinas possam oferecer.”
De acordo com a JPR, o mercado de games para PC pode alcançar em 2017 o valor de $23,2 bilhões de Obamas. Jon Peddle, Presidente da JPR adiciona que o crescimento contínuo na performance dos computadores voltados para jogos é o que mantém o mercado vivo, enquanto os consoles lutam para manter-se.
“Nvidia, Intel e AMD possuem processadores e placas de vídeo tão poderosos que quando combinados com HDs SSD e memórias rápidas, eles absolutamente trucidam o poder de computação e recursos da nova geração de consoles”, – Jon Peddle.
“Ser capaz de rodar algo em 4K já é uma realidade para as configurações mais altas, enquanto que o mercado de massa já produz resoluções como 2560 * 1440. Os jogadores de PC com bons monitores são capazes de desfrutar de milhões de pixels a mais que os jogadores de console chegam em suas TVs em HD. Isso pode ser traduzido em uma experiência de jogo melhor.”
Enquanto os consoles lutam para manter o 1080P, PCs de ponta estão prontos para as TVs e monitores 4K.
Obviamente, o poder que um computador tem diante de uma plataforma fixa como os consoles é algo que não pode ser discutido. Com certeza o PC será sempre mais forte que um console, porém ter uma plataforma fixa de trabalho é bom para as produtoras e para os consumidores. Há quem goste de ficar comprando upgrades todo ano – eu por exemplo já fui assim com o PC, hoje não mais, pois virei um adepto dos consoles – entretanto, convenhamos que esse é um mercado de nicho, difícil de ser mantido por todos.
O valor de mercado dos games no PC pode ser refletido pela qualidade e sucesso do próprio Steam, que ano a ano vem aumentando a quantidade de assinantes. Não há dúvidas que o PC é uma das grandes plataformas para games, mas ainda vejo muito futuro nos consoles, não pela minha preferência, mas pela facilidade de se comprar um jogo, colocar no leitor e jogar, sem dores de cabeça.
Mas nada disso impede dos dois mercados co-existirem, cada um com seu tipo de consumidor. É a liberdade de escolha que você e eu podemos exercer ao comprar ou não determinado produto. Se você se sente melhor em ter um PC, amanhã sua opinião pode mudar e você terá diversos consoles a sua escolha.
Fico feliz em ver o mercado de PC crescendo, e você?
Já inventaram o PS4, o Xbox One, portáteis com jogos de console e até celular com capacidade de PC. E ainda tem gente me enviando solicitação de jogos no Facebook.