Com mais de dez anos de idade e um sucesso aparente, a Sony confirmou hoje que vai parar de vender o PlayStation Portable este ano.
A remessa para a América do Norte terminou em janeiro. Nas redondezas da galerinha de olho puxado o fim da distribuição é no final deste mês, e as entregas aos europeus acabam no final do ano. O PSP é ainda popular em regiões como a Espanha , por isso faz sentido prolongar a vida da plataforma um pouco mais por lá.
Pata-pata-pata-pon!
Até hoje o dispositivo já vendeu mais de 76 milhões de unidades. A falta de investimento em novidades para o software portátil deixou-o frágil desde que a Sony trocou o foco para o PlayStation 3. O PSP até tomou um segundo fôlego no Japão com o sucesso do Monster Hunter, o que levou à criação de dezenas de jogos aclamados pela crítica. Podemos citar também os grandiosos God of War – Chains of Olympus e Ghost of Sparta, e como não comentar sobre Patapon!
O foco agora é o PlayStation Vita. Enquanto as vendas estão indo muito bem, a Sony tem lutado para superar a influência de smartphones e tablets nas regiões ocidentais. No entanto, ainda continua a ser uma escolha popular entre os proprietários, e tem acumulado uma biblioteca considerável como resultado.
O que o futuro reserva para o negócio portátil da Sony continua incerto, mas com a Nintendo liderando o mercado desse segmento e iOS e Android atraindo jogadores casuais, suspeito que a empresa pode sair do ramo portátil qualquer dia desses. Até lá, vamos honrar o PSP – uma plataforma que pode não ter atingido o seu real potencial, mas ainda nos deu o prazer de alguns jogos incríveis.