A Sony está em meio a uma boa fase, vendendo muito bem seu novo console e até mesmo os jogos multiplataformas tem números muito positivos no PS4. Porém, nem todo consumidor que comprou o aparelho está contente com o que vê em alguns jogos, mais precisamente em Killzone Shadow Fall, game que é foco principal de um processo que acusa a gigante japonesa de mentir sobre a resolução em que o jogo corre no modo multiplayer.
Segundo Douglas Ladore, a Sony prometia que durante o modo multiplayer, Killzone Shadow Fall rodaria a 1920 x 1080, a já famosa resolução Full HD 1080p. Porém em alguns testes realizados pelo Digital Foundry foi constatado que não era bem assim e o game roda na resolução de 960 x 1080. A própria Guerrilla Games deu uma explicação em seu site, mostrando as técnicas que utiliza para alcançar a qualidade mencionada e que inicialmente não pretendia chegar nos 1080p no multiplayer do game, mas usou um atalho tecnológico que possibilitou alcançar resultados semelhantes, de maneira subjetiva.
Mesmo com tudo isso, o gráfico do jogo é impecável!
Segundo Poria Torkan, produtor da Guerilla, no modo multiplayer é usada uma técnica chamada “reprojeção temporal”, que através de uma combinação de pixels e vértices de movimento, usando frames de menor resolução, é possível reconstruir uma imagem em 1080p completa, confirmando que o resultado final não é o 1080p nativo.
Porém mesmo com todas as explicações, Ladore não quis nem saber e lascou um processo registrado na Califórnia alegando que há “marketing enganoso” nos anúncios do novo Killzone. O processo pede indenização de 5 milhões de dólares, uma melhor apresentação por parte da Sony quando se refere a resolução do multiplayer do game e ainda acusa a empresa de concorrência desleal! Mesmo a Sony e a Guerilla explicando como foi possível se chegar aos “1080p” com as devidas técnicas, o processo retruca: “Mas a Sony em nenhum momento avisou ou convenceu os consumidores a comprar uma tecnologia baseada em atalhos”
Os advogados que estão a frente do processo judicial são da empresa Edelson PC, que já processou a Sony em 2011, quando em uma promoção foi prometido o jogo Battlefield 1943 para todos que comprassem Battlefield 3 para PS3. No meio do embrolho, sobrou também pra EA Games, que foi processada pelo mesmo motivo.
Novamente é a velha discussão: os 1080p são possíveis ou não na nova geração? Este tipo de coisa tira a diversão ao ponto de se processar uma companhia como Ladore fez?
Já inventaram o PS4, o Xbox One, portáteis com jogos de console e até celular com capacidade de PC. E ainda tem gente me enviando solicitação de jogos no Facebook.