O Japan Studio está encerrando suas operações, de acordo com um novo relatório
Nos últimos meses, foi relatado que vários desenvolvedores e executivos da Sony Japan Studio haviam deixado suas respectivas posições. Só foi anunciado esta manhã que o produtor de Bloodborne, Masaaki Yamagiwa, também havia deixado o estúdio. Isso levantou muitas dúvidas entre os fãs do PlayStation, que suspeitavam que a empresa estava procurando mudar seu foco para um modelo ocidental. Agora, essas dúvidas parecem ter sido apuradas pela triste notícia de que o estúdio está oficialmente encerrando suas operações, de acordo com um relatório da VGC.
De acordo com fontes da VGC, a empresa japonesa responsável por Ape Escape, Knack e Gravity Rush já demitiu a grande maioria dos funcionários, e a partir de 1º de abril deste ano (data em que os contratos da grande maioria de seus funcionários expiram), buscará dissolvê-la completamente.
A ASOBI Team, desenvolvedora dos jogos Astro Bot, continuará a operar como um estúdio independente dentro da Sony Japan; No entanto, fora isso, parece que todos os outros funcionários acabaram demitidos ou possivelmente reposicionados dentro de alguma outra empresa da Sony. Da mesma forma, não tornou-se claro se essa onda de demissões afetou o Departamento de Desenvolvimento Externo; que apoiou a produção de Demon’s Souls no ano passado.
O que levou ao fechamento da empresa?
A decisão de acabar com o estúdio, segundo o relatório, teria sido por dinheiro. Simplificando, a Japan Studio não tornou-se rentável o suficiente nos últimos anos; com o time de desenvolvedores querendo desenvolver novos títulos focados no mercado japonês, enquanto a Sony queria “sucessos globais”. Outra razão relatada foi que o PlayStation agora está centralizando seu desenvolvimento e jogos para sua sede nos EUA e longe do Japão.
Fundado em 1993, Japan Studio tornou-se uma das equipes de desenvolvimento mais antigas dentro do PlayStation. Além de desenvolver seus próprios jogos, o estúdio colaborou com outros estúdios da Sony em projetos como The Last Guardian; Everybody’s Golf e Bloodborne. O chefe da PlayStation, Jim Ryan, ainda insistiu que a empresa tinha “enormes laços com o Japão”, mas este relatório e vários outros parecem sugerir o contrário. É certamente assustador saber que seu legado chegará ao fim. E, por enquanto, a Sony não comentou sobre o assunto.
Por fim, o que achou desta notícia? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião! Em seguida, não se esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube e seguir o Combo Infinito nas redes sociais para mais notícias – Facebook; Twitter, Instagram.
Fonte: VGC
Em seguida, veja as últimas notícias: