Como parte de suas atitudes para simplificar seu portfólio de operações, a Sony decidiu vender todas as suas ações dentro da Square Enix – fato que eu desconhecia que existia por sinal. A fabricante da linha Playstation possui 9.520.000 ações ordinárias da Square Enix e pretende vender em sua totalidade para a financeira global SMBC Nikko Securities Inc. O negócio está praticamente fechado.
Final Fantasy X e X2 HD foram os últimos jogos lançados exclusivamente para a linha Playstation. Será que teremos mais?
Este valor em ações representa 8.2% das ações totais da Square, o que torna a Sony uma das editoras globais com maiores acionistas dentro da produtora. Baseado no valor atual de mercado, a participação plena da Sony está no valor de 16 bilhões de Narutos. O lucro obtido com a venda será incluído como “outras receitas” nos resultados financeiros da Sony para o primeiro trimestre fiscal do ano atual, que termina no dia 31 de Março de 2015. A Sony divulgará o lucro final da venda amanhã, dia 17 de abril.
A Sony ainda planeja compartilhar seus resultados no ano fiscal que terminou no final do mês de março de 2014. A empresa pretende mostrar seus resultados no dia 14 de maio, junto com sua perspectiva fiscal para o ano que vem.
Interessante é saber como ficará a relação entre a Sony e a Square com essa mudança. Não há indícios de que o fato da Sony possuir ações da empresa seja motivo para jogos exclusivos ou coisa do tipo, já que mesmo a série Final Fantasy já é multiplataforma e muitos jogos da Square saem no 3DS. Mas a relação das duas empresas sempre foi muito boa, desde o Playstation 1.
Para a Square Enix pouco muda, já que desde que a fusão entre a Square Soft e a Enix aconteceu, a Sony pouco tem participado dos negócios.
Já inventaram o PS4, o Xbox One, portáteis com jogos de console e até celular com capacidade de PC. E ainda tem gente me enviando solicitação de jogos no Facebook.