

Ainda são alguns rumores, claro, mas parece que o Spotify está com planos de liberar alguns álbuns recém lançados somente para os usuários do serviço Premium. Após um acordo com as gravadoras, a empresa Sueca esta pensando em um crescimento rápido, mirando na prospecção de investidores para então iniciar o IPO ¹ (Initial Public Offering – é quando a empresa vende ações para o público, ou seja, abre o seu capital).
A área da música tem enfrentado algumas dificuldades em sua caminhada para o mercado de ações. O principal problema aparentemente é o atual formato dos aplicativos de Streaming que optam pelo ‘Freemium’, ou seja, dando ao usuário um acesso limitado mas a oportunidade de ouvir as músicas mesmo assim. Isso fez com que alguns cantores optassem por não se relacionar com determinados aplicativos.
Exemplo disso foi a Taylor Swift, que três anos atrás optou por não disponibilizar suas músicas no Spotify. Outros cantores como Drake, Rihanna, Beyonce e Kanye West liberaram seus lançamentos primeiro em aplicativos como o Apple Music ou Tidal por, aparentemente, darem mais retorno.
De acordo com o Financial Times, a empresa chegou a um acordo com as gravadoras e irá pagar uma quantidade menor de Royalties² às músicas dos artistas. Porém, os lançamentos só serão disponibilizados para os assinantes premiums. Esse tipo de acordo irá alavancar imensamente a posição do Spotify para a iniciativa de capital aberto e convencer os investidores de que a companhia é capaz de transformar o negócio em uma ação sustentável.
Por hora o Spotify não deu nenhuma informação sobre a informação então resta a nós aguardar.
¹ Conforme visto no site Todo Radar
² É um termo em inglês usado para se referir a uma quantia que é paga por alguém à um proprietário
Fonte: PhoneArena