

Já faz um tempo, desde 2011, que o Final Fantasy exclusivo para PSP, que inicialmente foi anunciado como Final Fantasy XIII Agito e depois virou “Type-0” foi lançado no japão, e até agora nós do outro lado do mundo não fomos agraciados com a versão americana (ao menos) do game. No entanto o CEO da empresa Phil Rogers mencionou os planos da empresa para games que ainda não foram localizados em um comentário que ele fez ao responder diversas perguntas sobre os jogos da Square, e ele disse o seguinte:
“Eu acompanho nas páginas dos fãs do Facebook e nos blogs que me perguntam sobre isso, e esta é a primeira pergunta que quero responder. Não é uma pergunta fácil de responder, mas estou em busca disso e atualizarei todos vocês conforme houver avanços. Mas não quero deixar esperanças de que haverá a localização de games já lançados, pois nossas equipes já estão em outros projetos. Mas, estarei dando uma atenção à isso de todo modo.” – Phill Rogers, CEO da Square, falando sobre a localização de games lançados somente no japão, como é o caso de Final Fantasy Type-0.
Ok, não é uma confirmação, mas ao menos mantem a esperança de que um dia veremos este game sendo lançado por aqui. Desde que acompanhei o anúncio quando ainda se chamava Agito, e adorei a ideia do arco de Final Fantasy XIII, que no final das contas não aconteceu – seriam lançados três jogos, sendo Final Fantasy XIII original e já lançado, Final Fantasy XIII Agito para PSP e Final Fantasy Versus XIII que seria exclusivo para PS3 – mas imagino que as baixas notas de FF XIII tenha influenciado na decisão da Square. O fato é que Type-0 parece um bom jogo, e principalmente leva o PSP ao limite. Mas mesmo que não seja lançado para PSP, que aproveitem a oportunidade e lancem para o VITA ou mesmo o 3DS, mas que tragam este game para o ocidente.
Agora, uma coisa que eu não entendo e por favor, me ajudem a entender: o que faz uma empresa que está sempre dizendo que ocorreram prejuízos, que precisa de Obamas no bolso, não lançar um game no ocidente? Final Fantasy tem um apelo muito grande, e com certeza teria uma sobrevida se lançado no mercado americano, latino e europeu.
Você já jogou esta versão de Final Fantasy? Gostaria de uma versão para qual console? Comente!