A desenvolvedora inglesa Curve Studios – uma de nossas parceiras por sinal – chocou a comunidade gamer no final da semana passada, anunciando um dos seus maiores sucessos nos consoles da Sony como um exclusivo para um dos consoles da Nintendo. É não é o 3DS, é o Wii U meu amigo.
Stealth Inc foi lançado apenas para PS Vita e PS3, e posteriormente recebeu uma versão para PS4. A sequência do jogo era eminente, porém ao invés de anunciar para as mesmas plataformas, a Curve simplesmente oficializou que Stealth Inc. 2 será um exclusivo para o Wii U e será lançado ainda em 2014. O jogo será lançado pela própria Curve, como toda desenvolvedora indie.
Splinter Cell mandou lembranças.
A Curve possui uma recente história de sucesso nas plataformas Playstation, com diversos títulos desenvolvidos apenas para os consoles da Sony e PC. O Vita foi um dos aparelhos que mais recebeu versões de jogos desenvolvidos ou lançados pela empresa, como Thomas Was Alone, Velocity Ultra e outros. Em determinado momento, a Curve descartou lançar seus jogos para o Xbox One, pois segundo eles, o cenário indie do Xbox está engatinhando enquanto que o do Playstation já está consolidado.
Jason Perkins, Diretor da Curve, possui uma visão diferente de praticamente todos os outros desenvolvedores, quando o assunto é o mercado de jogos para o Wii U, e segundo ele, o Nintendo e-shop é uma grande oportunidade para consolidar a Curve e Stealth Inc no futuro.
“Não existe muita competição a loja online da Nintendo, então chegamos a conclusão que comercialmente esta é uma grande oportunidade para nós”, disse Perkins ao site CVG, em uma entrevista recente concedida ao canal.
“A Nintendo vem vendendo milhões de Wii U pelo mundo, então a audiência está lá, ela existe. Nós queremos ver como esse mercado é. Queremos testá-lo”.
Por enquanto, existem poucos detalhes sobre o novo jogo, entretanto a Curve já adiantou que o Gamepad do Wii U será utilizado nas partidas cooperativas.
O primeiro Stealth Inc. chegou também para os mobiles.
Stealth inc e a primeira versão da série, Stealth Bastard, foram lançados para oito plataformas nos últimos anos, e somam no total mais de um milhão de downloads. Porém, o jogo não chegou às plataformas da Nintendo, e exatamente por isso a exclusividade pegou todo mundo de calça curta. A Curve já trabalhou com a Nintendo no passado, desenvolvendo o jogo Fluidity, lançado no WiiWare e em Spin Cycle, para o 3DS. Na mesma entrevista concedida ao CVG, o estúdio foi só elogios para a forma da Nintendo trabalhar, e principalmente para o presidente atual da Big N, Satoru Iwata.
“Eles sabem como fazer games, sabem do tempo que é necessário para se criar algo de qualidade. Eles são da velha guarda e fazem o mesmo tipo de pressão que faziam no passado em relação a tempo de desenvolvimento. Tudo tem a ver com os jogos, tudo tem relação com a criação”, concluiu Perkins.
Realmente é uma grande surpresa a estratégia da Curve, mas olhando as razões para tal, prevejo algo interessante. Talvez o mercado e os produtores não estejam olhando com bons olhos o Wii U, e tudo pode ser apenas medo de encarar um novo mercado, de ser diferente. Que a Nintendo sabe como trabalhar não há dúvidas, mas será que realmente a audiência do Wii U abraçará o estilo de jogo de Stealth Inc? Caso você não saiba do que se trata o jogo, leia nossa análise, que levou uma belíssima nota em sua versão para PS3!
E o que você acha dessa história? A Nintendo está melhor colocada frente à Microsoft quando o assunto são os indie games? Há futuro no e-shop da empresa? Você compraria Stealth Inc. 2 para Wii U? Comente!
Já inventaram o PS4, o Xbox One, portáteis com jogos de console e até celular com capacidade de PC. E ainda tem gente me enviando solicitação de jogos no Facebook.