Milhares de códigos do Steam – 7050 sendo mais exato – para Sniper Elite 3 foram aparentemente roubados de uma distribuidora de jogos para PC e depois vendidos ilegalmente em vários pontos de venda.
Nem o Steam nem os criadores do jogo – Rebellion (ou a publisher 505) – foram compensados durante tudo isso, então a resolução foi revogar “esse conjunto de chaves”, disse a Rebellion no fórum do Steam.
A qualquer um que comprou uma chave revogada foi oferecido a pré-encomenda do DLC Target Hitler grátis como consolação. A Rebellion listou as lojas que vendem as chaves que não foram afetados pelo estoque roubado.
“Como um desenvolvedor“, escreveu Rebellion, “nós estamos felizes que você possa comprar o jogo em qualquer lugar com preço e apoio adequeados no mercado de PC. Nós não temos em nenhuma forma orientada para fornecedores específicos apenas este conjunto de chaves“.
“Tudo o que podemos sugerir, se tiver sido lesado entre em contato com o seu fornecedor e primeiro peça uma chave de substituição, e, em seguida, contate-nos para o DLC grátis, se você tiver sucesso.“
Houve controvérsia entre algumas lojas quando o assunto estourou na sexta-feira passada. Um revendedor de keys declarou grande insatisfação e parecia sugerir empresas desleais nessas questões.
Sniper Elite 3 esteve no topo de vendas no Reino Unido, porém esse gráfico não conta as vendas do Steam.
Roubar chave de jogos? O absurdo tomou conta dos games também. Será essa uma evolução da pirataria? Uma pirataria de jogos originais? Enfim, são coisas que não podemos compactuar e o Steam tomou a atitude correta além de dar um agrado para quem foi lesado, afinal de contas esse tipo de controle deve ser feito pela empresa.
O que vocês acharam dessa notícia? Concordam com a atitude da Valve e Rebellion? Comentem!