

Como já foi informado aqui no Combo Infinito e reforçado no Combo de 5 hits, na semana passada a Valve apresentou uma série de novidades e dessa vez não foram novos títulos. A empresa revelou seu sistema operacional, chamado SteamOS e um controle, o Steam Controller. O designer esquisito do controle pode não ter agradado muitos gamers, mas a alguns profissionais e executivos deste meio sim. Rob Bartholomew, diretor da Creative Assembly e responsável pelo jogo Total War:Rome II foi um deles, de acordo com uma entrevista feita com ele pelo site PCGamesN.
“Nós recebemos o controle que estava ligado a um enorme projetor na frente de todo o grupo. Alguém fez o login no Steam que foi executado no Big Picture nesse grande projetor, nós descemos até o Total War: Rome II, apertamos em ‘ir’ e usamos os controles padronizados”, comentou o executivo.
“Então o trackpad da direita moveu o mouse e o trackpad da esquerda moveu a câmera pelos modos Batalha e Campanha, enquanto os gatilhos executaram comandos para esquerda e direita”, explicou Bartholomew.
Bartholomew também comentou que o tradicional comando Shift + Tab, muito utilizado para interagir com recursos do Steam enquanto um jogo permanece em execução, possui uma funcionalidade descomplicada e prática.
De acordo com o ele, a tela sensível ao toque no meio dispositivo pode funcionar como um botão de resposta única ou uma caixa de seleção do tipo “arrastar e soltar”, o que ofereceria possibilidades interessantes para o jogo da companhia.


O diretor da Creative ainda disse que teria algumas sugestões para que poderiam auxiliar antes do lançamento do Steam Controller, mas que a quantidade de botões e “entradas” existentes nele é suficiente para que o periférico ofereça a mesma flexibilidade que um teclado e um mouse em “99% do tempo”.