Steam Deck, novo console portátil da Valve, abre margem para se tornar muito mais
Hoje (15), ocorreu a revelação oficial do Steam Deck. Este, por sua vez, se trata de um console portátil feito pela Valve, e que terá integração direta com a Steam – além de outros recursos. No entanto, o dispositivo vai muito além disso, permitindo inclusive a instalação de outros sistemas operacionais.
Dito isso, parece completamente viável instalar o Windows no dispositivo da Valve, abrindo ainda mais o leque de possibilidades com o mesmo. Tal como relata o The Verge, o Steam Deck “é um PC, então você pode instalar software de terceiros e sistemas operacionais“. Neste caso, a possibilidade de executar outro sistema operacional se torna algo real.
Sendo assim, muitos já estão considerando adquirir o portátil em função do próprio Xbox Game Pass. Considerando a integração maior do aplicativo disponível no Windows, tecnicamente instalar o sistema operacional no Steam Deck, possibilitaria jogar o que estiver disponível no app do Game Pass. Por consequência, isso pode transformar o portátil da Valve em um console feito para jogar os títulos do Game Pass, sem depender do xCloud.
Desde o anúncio oficial, parece que o Steam Deck abriu possibilidades ainda maiores, e sequer relacionadas com a Valve. Por exemplo, no caso de instalar o Game Pass com o Windows e utiliza-lo, isso transformaria o portátil em um dispositivo do Xbox, sem sequer pertencer a Microsoft. Evidentemente, esse não é o intuito original do produto, mas certamente alguns usuários realizarão essa façanha.
Por fim, resta descobrir como será a recepção do Steam Deck ao redor do mundo. Pouco tempo após seu anúncio, o dispositivo da Valve já estava figurando entre as tendências globais nas redes sociais. Logo, parece que existe um grande interesse em torno deste curioso “PC portátil“.
Fonte: The Verge (detalhes sobre o Steam Deck)