Steam Deck, novo “PC Portátil” da Valve, possui uma limitação peculiar
Esta semana a Valve conseguiu atrair a atenção de todos com seu novo Steam Deck. Descrito como um “PC Portátil“, este dispositivo móvel é capaz de rodar títulos AAA e até mesmo instalar o Windows 10. No entanto, por padrão, seu sistema tradicional baseado em Linux é descrito como SteamOS.
Dito isso, parece que o sistema definido para o Steam Deck pode acabar limitando a possibilidade de jogar alguns títulos populares. Entre eles, Apex, Rainbow Six e outros jogos que possuem integração Multiplayer completa.
No momento, o sistema do Steam Deck possui certas limitações em termos de compatibilidade. A fim de melhorar isso, a Valve está trabalhando em um elemento chamado Proton, capaz de expandir a lista de jogos compatíveis com o sistema. Infelizmente, este mesmo elemento traz alguns empecilhos, e aí que entram os jogos Multiplayer que podem ficar de fora.
Em suma, de acordo com o ProtonDB, este elemento acaba por impedir que os jogos Multiplayer acionem seus recursos anti-trapaça. Por consequência, como lista o site, Destiny 2, Rainbow Six, PUBG, Apex e outros acabam sendo impedidos por não rodar um pedaço importante de seus arquivos – relacionado ao anti-cheat. Na maioria dos casos, os jogos vão iniciar no Steam Deck, mas o sistema anti-trapaça não funcionará, impedindo os jogadores de entrarem em suas contas.
No momento, a Valve está trabalhando em melhorias para o SteamOS e o recurso Proton. E em adição, a companhia mencionou que está atuando junto dos desenvolvedores para solucionar o caso.
Por fim, resta apenas aguardar mais informações sobre o caso.
Fonte: PC Gamer (detalhes do SteamOS)
Em seguida, não esqueça de conferir outras notícias do mundo dos games: