Street Fighter está sendo utilizado de uma maneira inesperada
Street Fighter se tornou obra de merchandising para o governo japonês. A utilização de personagens da franquia como “mascotes” se tornou algo comum. A ideia foi transformar os lutadores do jogo em personagens que serão utilizados nas campanhas publicitárias. Tudo isso em prol do recrutamento de uma força policial maior.
Em primeiro momento, a campanha almeja angariar voluntários para a cidade de Osaka. Atualmente, as forças policiais estão buscando investigadores para confrontar crimes digitais.
Nesta mesma cidade o tema não é novidade, afinal, desde 2013 são realizadas campanhas com os personagens do jogo. Porém, essa é a primeira vez que o objetivo visa o recrutamento de agentes. Anteriormente, essa mesma estratégia era utilizada em campanhas de prevenção contra o crime.
A Capcom se pronunciou de forma bem entusiasta sobre a campanha:
“Escolhida pela poderosa imagem da marca, popularidade entre diversas faixas etárias e pela afinidade que os eSports têm no ciberespaço, os personagens serão apresentados em publicidades de recrutamento de investigadores com o propósito de aumentar o conhecimento e o número de investigadores especializados no cibercrime – campo cujo número de incidentes tem aumentado nos últimos anos.”
Street Fighter é uma franquia enorme, em vários sentidos


Bagagem é sinônimo da franquia Street Fighter. Acima de tudo, são mais de 30 anos de existência.
Jogos, crossovers, diversas participações de seus personagens em outros títulos, seriados, desenhos animados e filmes. Inegavelmente nem todos de sucesso – evidentemente, nem todos fizeram jus ao nome da franquia – mas não há como diminuir sua importância.
Atualmente, a franquia conta com mais de 50 lutadores. Muitos fazem parte da nossa infância. Temos exemplos como Ryu, Ken, Sagat, Chun-Li, Honda, Blanka, Zangief, Guile, Dhalsim, e por aí vai…
Isso sem sequer falar sobre a globalização inclusa na franquia. Desde os primórdios, Street Fighter traz personagens de diversas nacionalidades, sendo a união de mais de 20 países diferentes.
Fonte: Eurogamer