

Se há uma coisa que os fãs de Dragon Ball gostam de discutir, é sobre a história do anime. O que seria canônico e que realmente faz parte da franquia? A série já existe há mais de 20 anos, o que gerou muitas histórias e personagens. Para muitos, tudo que Akira Toriyama aprovou, mesmo sem participar da produção, é canônico. No entanto, muita gente acha que não. E este seria o motivo de o Super Saiyajin 4 não aparecer fora de Dragon Ball GT. Será?
Dragon Ball Super continua os eventos de Dragon Ball Z, então automaticamente os fãs começaram a pensar em quais transformações poderiam esperar por Goku. Em DBZ, a última transformação de Goku foi a Super Saiyajin 3, que ele usou bastante na parte final do anime. Então seria a Super Saiyajin 4 uma das transformações que ele alcançaria em Dragon Ball Super?
O Mangá diz que…
Recentemente, o capítulo 29 do mangá de Dragon Ball Super foi lançado com dados importantes. Apesar de tratar dos mesmos eventos, o mangá está trazendo algumas diferenças se comparado com o anime. No capítulo, Goku encontra com os deuses da destruição pela primeira vez. Zen-oh pede para que Goku faça uma demonstração de seus poderes lutando com Toppo, do Universo 11 e nosso guerreiro aceita.
Para lutar com Toppo, Goku decide que irá mostrar todo o seu poder. Então o Saiyajin vai passando por todas as suas transformações, até chegar na SSJ3. Porém, Toppo continua dando trabalho.
Goku então decide ir além. Ele diz para Toppo que a partir daquele momento, ele entrará em um nível muito diferente. Ele ainda diz para o adversário não se arrepender.
Quando nosso guerreiro começa a se transformar, ele vai direto para a forma “deus”, como muitos fãs mais ferrenhos poderiam esperar. Goku então diz:
“Esta é a transformação 4…Super Saiyajin Deus”.
Como assim?
A publicação não poderia estar mais correta. Apesar de alguns fãs ainda terem a esperança de ver a transformação SSJ4 em Dragon Ball Super, se pegarmos a linha do tempo da franquia e considerarmos que Dragon Ball GT faz parte da história oficial, tudo que vimos acontecendo com Goku, Pam e Trunks faz parte do futuro, muito além de Dragon Ball Super. Apesar de muita gente ignorar a transformação por dizer que não é canônica, outros gostam bastante daquela forma, por ser algo mais próximo do aspecto violento que os Saiyajins transmitiam no passado.
Porém, o novo capítulo do mangá de Dragon Ball Super joga um balde de água fria na existência dessa transformação. Se Goku se refere ao Super Saiyajin Deus como a Transformação 4, não haveria motivos para ele nomear a transformação de Dragon Ball GT como Super Saiyajin 4. Seria algo como Super Saiyajin 6 (passando pela “deus” e pela Blue). O mangá acabou servindo para colocar ainda mais pimenta na discussão de que Dragon Ball GT não é canônico. Enquanto que para muitos é algo esperado, outros não gostam tanto da ideia.
Sinceramente, sempre gostei de Dragon Ball GT. O anime nasceu num momento em que Dragon Ball fazia muita falta e a transformação do SSJ4 era animal. Fazer ou não parte do universo oficial é algo que nem chega a ser tão importante. Mas eu gostaria de ver o anime indo rumo a este sentido, desta transformação. Apesar do final de GT não ter sido lá muito legal na minha opinião.
E vocês, o que acham de tudo isso? Comentem!
Fonte: CB