E o “crunch time” ataca novamente. E, desta vez, foi a Naughty Dog com The Last of Us 2.
O “crunch time”, atualmente, é o grande paradigma que os estúdios de games vêm enfrentando no desenvolvimento de seus jogos. Será que entregar um produto de alta expectativa vale a pena em troca do bem-estar das pessoas envolvidas no desenvolvimento? Esta pergunta vem sendo bastante discutida em todos os novos relatos de estúdio que convivem com esta realidade. E desta vez, a Naughty Dog foi vítima do “crunch time”, mesmo The Last of Us 2 sendo adiado.
Como se não bastasse, esta prática teve grandes consequência no desenvolvimento de Uncharted 4: A Thief’s End e The Lost Legacy, onde após o desenvolvimento 70% do envolvidos deixaram o estúdio. Esta perda significativa, dentro da Naughty Dog, prejudicou no desenvolvimento de The Last of Us Parte 2, ocasionando seu adiamento.
Entretanto, o adiamento de The Last of Us 2 de sua data original, 21 de maio de 2020, para 29 de Maio de 2020 não livrou o estúdio do ”crunch time”. De acordo com um relatório de investigação conduzida por Jason Schreier, a massiva perda de funcionários em 2016, de fato, prejudicou o andamento da produção de The Last of Us 2 o que levou a Naughty Dog contratar profissionais juniores para preencher a grande perda de funcionários. Esta reformulação com uma nova equipe não agradou aos olhos dos testers o que ocasionou em uma preocupação a mais para o estúdio.
Desta forma, como consequência, a equipe foi inundada de mais tarefas o que está aumentando na carga horária dos funcionários. Assim, ao invés do funcionário apenas fazer o que tem para fazer, ele está sendo atribuído a mais obrigações. Em resumo, até o dia 29 de Maio, a Naughty Dog tem muito a coordenar e trabalhar para entregar um produto que vem sendo desejado e esperado por muitos. Sem mais adiamento, o que resta, ao estúdio, é buscar esforços para entregar este produto tão ambicioso na data prevista.
Até quando “crunch time”?
Presenciar estes acontecimentos é algo desconfortante e lamentável, pois muito além de um grande AAA, há um ser humano com sua vida secular envolvido. Quem de nós gostaria de trabalhar minutos ou horas a mais fora do seu expediente normal? E até quando iremos compactuar com estas práticas dentro do cenário de games?


Particularmente, apontar o dedo para um estúdio “X” que está se matando, não por más práticas de sua natureza, mas pela a pressão da Publisher e de nós consumidores que não aceitamos adiamentos e datas sem previsão, é injusto. Se quisermos mesmo mudar esta realidade devemos mudar nossa visão e concepção sobre a rotina de desenvolvimento de um game. Se passarmos a respeitar o cronograma e, principalmente, o bem estar dos envolvidos, com certeza veremos resultados. De fato, é chato esperar por um produto que tanto queremos usufruir, mas devemos, em primeiro lugar, ver se este desenvolvimento está sendo saudável para os envolvidos.
Em suma, The Last of Us 2 chega em 29 de Maio de 2020 com exclusivo de PS4. Não deixe conferir mais notícias como esta clicando aqui.
Fonte: Videogamer