
A música da franquia Mario Bros. não é somente bela, ela é bonita e funcional. Cada obra da trilha enfatiza diversos aspectos da jogabilidade e torna a experiência do jogador ainda mais especial. Existem diversos exemplos de implementação de música dinâmica na principal franquia da Nintendo, mas o objetivo desta edição do Musical Box é destacar dois momentos muito especiais dos jogos Super Mario Galaxy 1 e 2.
Ficha técnica
Jogo: Super Mario Galaxy
Lançamento: 2007
Plataforma: Nintendo Wii
Desenvolvedor: Nintendo
Publisher: Nintendo
Compositores: Mahito Yokota, Koji Kondo
Jogo: Super Mario Galaxy 2
Lançamento: 2010
Plataforma: Nintendo Wii
Desenvolvedor: Nintendo
Publisher: Nintendo
Compositores: Mahito Yokota, Ryo Nagamatsu e Koji Kondo
Jogo no espaço = música grandiosa
Super Mario Galaxy mostra nosso herói bigodudo viajando por planetas de uma forma nunca vista antes. Na época em que foi lançado, o jogo foi tão ambicioso que redefiniu até mesmo os padrões estabelecidos de jogos de plataforma. Muitas fases se passam em planetas circulares e o jogador precisa se acostumar a ver Mario de cabeça para baixo em diversos momentos. Isso era incomum nos jogos de plataforma da época.
Como o jogo se passa no espaço, os produtores quiseram dar um ar grandioso e contrataram uma orquestra de verdade para gravar a trilha sonora. Foi a primeira vez isso aconteceu na franquia. O resultado é esplendoroso. A música é belíssima e muito memorável e o som real da orquestra tornou a trilha ainda mais especial.
Mas gravar uma trilha deslumbrante não era o único objetivo da Big N. Ela também é funcional complementa o gameplay.
Momentos memoráveis
Os dois momentos memoráveis desta edição do Musical Box são arranjos de uma música do jogo clássico de 1985, conhecida como “Undeground Theme”. É o tema que é tocado quando Mario está explorando cavernas e mundos subterrâneos.
Em Super Mario Galaxy, existem fases em que você precisa recolher notas coloridas. Cada nota corresponde a uma pequena parte da música. A maioria dos jogadores vai tentar recolher as notas o mais rápido possível. Além disso, o fato da música soar incompleta quando você não recolhe as notas a tempo reforça ainda mais a urgência da tarefa.
Veja o vídeo abaixo:
O segundo momento memorável acontece na fase “Beat Block Galaxy” em Super Mario Galaxy 2. O tema é sincronizado com a aparição de blocos coloridos que estão espalhados por toda fase. Se o jogador não prestar atenção na música, ele pode cair e morrer. A música também indica claramente ao jogador o momento em que ele deve pular.
Veja este momento memorável no vídeo abaixo:
Conclusão
O leitor deve ter percebido pelas edições 1 e 2 desta série que os jogos da Nintendo são referência quando o assunto é música dinâmica. Super Mario Galaxy tem diversos exemplos, mas isso acontece com outros jogos da franquia também. Quem não se lembra dos bongôs que são adicionados à música quando Mario sobe no Yoshi em Super Mario World? Existem muitos outros exemplos legais que vamos explorar nos próximos artigos. Lembrem-se: sempre que forem jogar um jogo da Nintendo, fiquem atentos à música. É raro um jogo que não tenha pelo menos um detalhe que valha a pena ser citado.