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The Musical Box Remastered #5: Calabouço Musical

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The Legend of Zelda: Skyward Sword foi um dos grandes lançamentos da Nintendo em 2011. O jogo foi muito bem recebido pela comunidade e pela primeira usou uma função em que o WiiMote simulava os movimentos de uma espada de verdade.

A franquia Zelda é mundialmente conhecida pela sua qualidade musical, mas a implementação da música é algo que merece atenção também. Vamos falar sobre uma música de Skyward Sword: o tema do primeira calabouço do jogo, o Skyview Temple.

Ficha técnica
Jogo: The Legend of Zelda: Skyward Sword
Lançamento: 2011
Platforma: Wii
Desenvolvedor: Nintendo
Publisher: Nintendo
Compositores: Hajime Wakai, Shiho Fujii, Mahito Yokota, Takeshi Hama e Koji Kondo.

O desafio musical dos RPGs

Produzir música para jogos de RPG/Aventura é sempre um grande desafio. Os jogadores passam muito tempo em combate, exploração ou resolvendo quebra-cabeças e se a música, em qualquer um desses momentos, for muito repetitiva, a possibilidade de causar fadiga auditiva no jogador é muito grande.

Nos calabouços da franquia Zelda, a repetição musical é algo que deve sempre ser levado em consideração. Nestes locais, os jogadores terão de passar um bom tempo tentando solucionar os enigmas e o objetivo de um criador de jogos e estimular o jogador, e não deixá-lo irritado com a música. Então, como fazer uma música que dure bastante tempo e não se torne muito cansativa?

A solução da Nintendo é simples e elegante. Veja o video abaixo.

Crescendo e aparecendo

O tema musical do Skyview Temple é curto e tem uma estrutura a instrumentação relativamente simples.

Para tornar esse loop musical mais agradável, os desenvolvedores da Nintendo criaram diferentes configurações de volume entre os instrumentos que são ativadas de acordo com o tipo da sala do calabouço. Quando o jogador está explorando uma sala grande, a melodia principal é reproduzida. Quando a sala é pequena, essa melodia não aparece. O resultado para o jogador é que ele ouve versões levemente diferentes da música e isso ajuda a mitigar os efeitos indesejáveis da repetição musical.

Quando Link chega numa sala importante do calabouço, o jogador pode ouvir uma versão da musica com uma harmonia mais cheia, com mais instrumentos. Essa forma de reproduzir a musica no jogo está diretamente relacionada ao level design: quanto maior a sala, mais impactante é o arranjo musical.

Zelda – uma experiência holística

A solução da Nintendo neste calabouço de Skyward Sword é barata e elegante. Do ponto de vista da produção musical, existe somente um tema para toda a experiência neste calabouço. Mas como ela é apresentada de maneiras diferentes, não fica tão entediante, mesmo após ser reproduzida várias vezes seguidas.

Essa solução não é nova. O exemplo mais antigo que consegui encontrar é do Bomberman do NES e será publicada em breve aqui no Combo Infinito. A versão em inglês pode ser conferida no site do Gamasutra.

Esse é mais um exemplo que mostra a atenção aos detalhes dos principais jogos da Nintendo. A música tem uma ligação íntima com o level design e isso torna a experiência do jogo ainda mais interessante. Dá pra sacar que o trabalho em equipe reina por aqui e que existe uma direção muito atenta e preocupada em integrar o trabalho dos diferentes profissionais envolvidos e torná-lo evidente para o jogador. Isso é raro e muito difícil de atingir, mas é uma constante nos principais jogos da Nintendo.

Ah, e vocês podem ficar tranquilos que essa não será a última vez que Skyward Sword aparecerá no The Musical Box. Enquanto isso, será que você se lembra de outra experiência musical legal neste jogo? Compartilhe com os leitores do Combo Infinito!

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Marcelo Martins

Marcelo Martins é músico, compositor e está sempre muito atento a todos os sons produzidos pela indústria de games. Está envolvido com jogos desde os 7 anos de idade e é fã de Ryu.

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