ATENÇÃO: Este texto está LOTADO DE SPOILER e é recomendado para quem viu o terceiro episódio de The Night Of. Se você quer conhecer a série e saber do que se trata, basta clicar aqui!
As vezes me pego imaginando que tipo de decisão eu tomaria no lugar de Naz, se eu confiaria em meus advogados, no júri, na justiça ou nos bandidos – por mais bizarra que essa última opção possa parecer. Todos parecem prontos pra acolher a alma quase perdida de Naz, quando na verdade todos os lados se mostram perigosos, temíveis e podem levá-lo a um caminho sem volta. Essa é a conclusão que tiro do quarto episódio da mini série de 8 capítulos da HBO, The Night Of.
Stone não tem coração de pedra


Este quarto episódio me permite traçar, ao menos, um perfil dos personagens mais atuantes de The Night Of, e é do alérgico John Stone, interpretado por John Turturro. Não dava pra ter certeza se ele só queria dinheiro, se estava realmente a fim de ajudar Naz, no entanto as suas atitudes permitem-me dizer que sim, ele não tem um coração de pedra. A ligação pra saber se o gato continua no canil, os conselhos preocupados para que Naz aceite o acordo mesmo estando fora do caso, a investigação que ele fez por conta própria pra saber mais sobre Andrea, tudo tem um objetivo, encontrar a verdade. Tá certo que ele dá um jeitinho aqui e ali de sair na vantagem, mas em sua situação, o que vier é lucro, até mesmo o pagamento da prostituta em forma de sexo.
Coitada, querendo a luz acesa e ele apagada. Que homem prefere a luz apagada? Hã? Hein? Ela deveria ter desconfiado de algo rsrsrs.
A transformação de Nasir


Já havia dito no texto sobre o episódio 3 que Naz poderia passar por uma transformação e já começou. O que não encaixa é por qual motivo o detento que parecia querer ajudá-lo, DO NADA, resolveu fazer justiça com as próprias mãos. Porém, pensando logo depois de ver o episódio, tenho uma teoria: Ele faz parte dos planos de Freddy.
Freddy, o dono do pedaço, o Godfather entre os bandidos, que resolve as coisas ao melhor estilo Rocky, quer o domínio sobre Naz. Após a explicação dele ao mostrar como um de seus “soldados” executa suas ações, com síndrome de brucutu e não com inteligência, Freddy deixou escapar que quer “ajudar” Naz por imaginar que ele pode ser uma boa adição para o “departamento de inteligência” de sua gangue. Afinal, Naz não é forte, não é bandido e nem deveria estar lá caso não tivesse encontrado Andrea – ou ela encontrado ele -, mas o destino o levou até as mãos de Freddy, bastava Naz pedir por ajuda.
E isso aconteceu logo depois aquele detento jogar a água quente com óleo de bebê em Naz. Parece uma forma de ele demonstrar que sente pelo fato de estar preso e o assassino de sua sobrinha estar a solta, e o caso se parecer muito com o de Naz. No entanto, o detento só pode estar a trabalhar com Freddy e serviu de motivo e pressão pra que Naz aceitasse a ajuda do brucutu. Foi uma atitude muito do nada e depois do cara explicar diversas formas para que Nasir haja dentro da cadeia, o transformando pra não aceitar desaforo de ninguém. Mas isso levou Naz até Freddy, e agora ele faz parte dos planos do chefão, os quais não consigo ter ideia do que se tratam.
Que seja feita a justiça, ou não.


Naz jogou o acordo fora. Nada de 15 ou 12 anos como Stone previa, agora ele ficou na mão da justiça e do sistema. Pudemos ver que nas cenas do próximo episódio muita coisa nova vai acontecer e visitaremos mais uma vez a cena do crime, o que pode revelar novas pistas. Ainda continuo achando que Naz matou Andrea, sob efeito das drogas e bebidas, mas uma ponta de desconfiança me surge também, por conta das cenas que Naz foi lembrando enquanto dizia o que havia ocorrido. Afinal, ele vai conseguir lembrar de algo novo e, quem sabe, ver um rosto a mais na cena do crime? Ou foi realmente ele quem matou Andrea? Chegamos a metade da história, é possível que já no próximo episódio a gente tenha alguma grande surpresa.