

Você se lembra de quando os jogos vinham em CD ou até mesmo em cartuchos, ocupando alguns MegaBytes de espaço? Depois disso tivemos a ascensão dos DVDs e seus incríveis 4.7GBs de espaço e posteriormente os de duas camadas com o dobro de tamanho. Até que veio o PS3 e o aclamado Blu Ray, com até 50GBs de espaço, porém poucos games utilizaram em sua totalidade. Lembro de Metal Gear Solid 4 que tinha 40GBs de tamanho e pra mim aquilo era um absurdo, mesmo com a quantidade enorme de vídeos de alta qualidade que o jogo continha.
Pois é amigo, esse tamanho de disco já não é muita coisa para os games da nova geração que a cada novo lançamento exigem muito espaço do HD interno dos videogames da Sony e Microsoft. O mais recente exemplo é The Witcher 3 que vai abocanhar 50GBs de HD do seu console.
Segundo um update oficial da Sony divulgado pelo site DualShockers, ao ser instalado, o novo jogo de RPG da CD Projekt vai precisar de todo esse espaço para rodar. Para alguns isso não é uma surpresa, já que GTA V e Killzone Shadow Fall utilizaram o mesmo tamanho de disco.
A tendência é que os jogos mais bem trabalhados ocupem realmente um tamanho absurdo de HD, pois quanto mais conteúdo, mais texturas, vídeos, áudios e tudo mais pra rodar o game. A saída é instalar os jogos que você mais joga ou mais gosta e aos poucos ir desinstalando alguns para conseguir rodar os mais novos. Ou, no caso do PS4, trocar o HD interno por um maior, enquanto que no Xbox One temos a opção de usar discos externos. No console da Microsoft o jogo deve ocupar a mesma quantidade de HD ou pouco menos, já que irá rodar em 900p, o que deixa as texturas um pouco menores em tamanho. Logo que houver a divulgação, traremos para vocês!
Assista 35 minutos de gameplay de The Witcher 3 em português do Brasil