Advertisement

Crítica | Travelers 2ª Temporada – A casa caiu para os viajantes no tempo

Publicado por
Advertisement

Sabemos bem que a Netflix possui grandes séries nas mãos e a maioria delas são originais. Em parceria com o canal Canadense Showcase, a Netflix trouxe a vida a série Travelers. Pegando o tema de viagem no tempo como base para seu pano de fundo, em sua 1ª temporada a obra mostrou ótimos conceitos sobre como este chamativo assunto poderia existir. Dentro do contexto da série, viajantes do futuro voltam ao século 21 de uma forma muito inesperada. Esqueça máquinas que poderiam nos transportar diretamente para outra época, como um DeLorean. Os viajantes são levados para o passado transferindo suas consciências para os corpos de pessoas que estariam prestes a morrer. Tudo de uma maneira computacional, como uma formatação de consciência, instalando uma nova pré determinada e configurada. Assim, eles não tomam a vida de alguém gratuitamente, aproveitando seu corpo como um receptáculo para a nova consciência.

O grande “tchan” da série é como estas consciências lidam com a vida das pessoas que eles agora tomam como suas. A série gira em torno de um grupo de cinco integrantes que são enviadas ao passado para impedir de grandes acontecimentos ocorram e para garantir que o futuro aconteça de uma maneira diferente. Eles são guiados por uma inteligência artificial chamada de “Diretor”. Como toda organização maluca, eles possuem regras, chamadas aqui de protocolo.

A 1ª temporada de Travelers foi muito bem recebida pelo público e surpreendeu pela qualidade. O elenco é muito afiado e todos voltam para a 2ª temporada. Mas será que as coisas conseguem ser tão boas no segundo ano?

Quase não emplacou

No retorno para a 2ª temporada de Travelers o roteiro mudou drasticamente nos primeiros episódios. Tanto que o grande mistério do final da 1ª temporada foi quase deixado de lado. A produção da série aproveitou para não perder tempo e já criar o arco do segundo ano. Mas isso tornou as coisas tão superficiais que muitos dos conceitos de Travelers se perderão no começo desta nova saga. Até que lá pelo 3º episódio as tudo começou a voltar aos trilhos. Mesmo assim , fiquei com a sensação de que na tentativa de apresentar o novo vilão e para onde a série iria, esqueceram um bocado do que construíram na 1ª temporada.

Então, com o passar dos episódios, tudo pode ser regatado e tivemos grandiosas histórias. O episódio 7 por exemplo foi muito bem construído e dirigido, apesar de seu desfecho corrido. Então, o medo que tinha de não gostar da 2ª temporada de Travelers passou após o episódio 3 e voltamos a ver os conflitos internos de cada um dos personagens. Isto talvez seja o grande chamativo da série.

 

O artigo continua abaixo

 

Um vilão mais humano que os próprios mocinhos

Foi ótimo ver a adição de um grande vilão dentro do universo de Travelers. Até então, nós víamos o grupo correndo para realizar missões entregues pelo Diretor. Mas não passava muito disso. Não havia um grande mal os enfrentando, sendo a situação que eles se encontravam em cada episódio o grande perigo para suas existências. Um dos grandes chamativos da 1ª temporada foi a reconstrução da mente de Marcy. E este fato foi muito bem explorado na 2ª temporada. Sua relação com David e todas as memórias que ela perdeu. Porém agora eles precisaram lidar com o viajante 001, que com certeza foi um grande destaque. Fico inclusive muito contente em ver que ele não deixará a história ainda.

O final da temporada foi bem surpreendente e coloca o 001 como um dos mais importantes personagens da série até hoje. Enquanto todos pensam em não quebrar protocolos, Vincent Ingram valoriza a sua própria existência. E claro, a de seu filho. Ele quebrou todos os protocolos possíveis e se tornou um bug do sistema. Achei genial a forma com a qual adicionaram este personagem à série e como o mantiveram. Ingram, agora na pele da doutora Perrow, vai dar muito trabalho na 3ª temporada de Travelers.

Consciência científica ou seres humanos?

Mas muito além da história envolvendo Ingram e todos os protocolos que não devem ser quebrados, está o “ser ou não ser” que cada personagem enfrenta. MacLaren conseguiu acessar memórias de seu host e a partir disso criou um amor verdadeiro por Kat. Foi emocionante ver o quanto ele se envolveu com a situação. Marcy agora era uma consciência defeituosa, quase que um programa dentro de um corpo humano. Mas seu lado humano e provavelmente o amor de David, que não consegue esconder o que sente pela viajante, a fez ter forças para ir atrás de uma recuperação. Mesmo que seus métodos sejam estranhos e até mesmo tecnológicos, fica claro que a humanidade de Marcy falou mais alto do que a força da consciência reimplantada naquele corpo.

Philip continuou com seu legado de um corpo viciado em substâncias químicas. E não importa o que é, seu corpo parece sedento por mais. Começou com aquela história do colírio que a facção o entregou e depois com a droga que o próprio programa dos viajantes o passou para não ver linhas do tempo diferentes. Ele é o mais frio de todos por parecer um robô que sabe de tudo que vai acontecer. No entanto, é perceptível a quantidade de emoções que ele guarda dentro de si. Fico curioso para ver tudo aquilo explodindo de dentro dele.

 

O artigo continua abaixo

 

Carly e Trevor eu vejo como casos a parte. Trevor, por ser um viajante muito antigo, mostra toda a sua experiência, mesmo no corpo de um jovem homem. Ele olha as coisas com outro tipo de análise e geralmente tem as melhores saídas. Carly, assim como MacLaren, acaba se envolvendo demais com a vida que sua host possuía antes e ela hoje é muito mais humana do que uma simples consciência. O amor que ela tem pelo filho de uma mulher que deveria ter morrido é surreal.

A 3ª temporada de Travelers promete

Por mais que Travelers seja sobre uma história de viagem no tempo, o que fala mais alto aqui é a emoção. Não que a série seja tão impactante assim, já que não é este o caso. Travelers consegue misturar conceitos tão científicos com perspectivas mais humanas ao ponto de nos deixar pensativos. A gente torce para que os personagens consigam quebrar os protocolos e serem julgados como humanos e não como máquinas. Mas como qume os julga é uma máquina que possui inteligência artificial, como alcançar este tipo de balanceamento?

Com a 3ª temporada ainda por ser anunciada, Travelers deixou um grande mistério no ar: como os viajantes vão lidar com o fato de todos terem sido expostos? Talvez já fosse algo esperado pelo Diretor, mas como saber se era realmente isso, se tudo foi causado pelo 001. Se ele é um bug, um defeito da Matrix, tudo que Ingram está causando vai mudar a linha do tempo. Seu objetivo na certa seja destruir o Diretor e se isso ocorrer, como ficam nossos queridos personagens? Fora todo o rolo que será para eles lidarem com as pessoas que eles amam, mas não deveriam amar. Enfim, são tantas questões que me levam a crer que a 3ª temporada de Travelers poderá ser bem surpreendente.

Advertisement
Ariel Souza

Já inventaram o PS4, o Xbox One, portáteis com jogos de console e até celular com capacidade de PC. E ainda tem gente me enviando solicitação de jogos no Facebook.

Compartilhe
Publicado por
Advertisement

Notícias recentes

É REAL! Remakes de Max Payne 1 e 2 são anunciados para PS5, Xbox e PC!

Max Payne está de volta! A Remedy anunciou nesta quarta-feira (6) o desenvolvimento dos remakes…

3 anos atrás

Ubisoft está desenvolvendo um novo Ghost Recon, com lançamento previsto para 2023 – Rumor

Ubisoft já estaria trabalhando em novo Ghost Recon Um novo relatório (via Kotaku) afirma que…

3 anos atrás

Robert Downey Jr. produzirá séries de Sherlock Holmes para o HBO Max

Mais de Sherlock Holmes na HBO Max De acordo com o Deadline, a Warner juntamente…

3 anos atrás
Advertisement

THQ Nordic anuncia novo showcase para agosto – Veja!

THQ Nordic Digital Showcase 2022 acontece em 12 de agosto Historicamente, os primeiros meses do…

3 anos atrás

Overwatch 2 pode contar com Passe de Batalha, indica vazamento

Overwatch 2 pode contar com Passe de Batalha e modo Batalha de Chefões Overwatch 2…

3 anos atrás

The House of the Dead: Remake pode estar chegando ao PS4 – Rumor

  O título chega ao Switch amanhã The House of the Dead estreia amanhã no…

3 anos atrás
Advertisement