

Jack Tretton sabe como deixar a comunidade indie feliz. O cara é muito competente em sua liderança à frente da Sony, e ainda por cima é um incentivador. Desta vez, falando ao site CNN Money, Tretton disse que a cena indie que vem crescendo cada dia mais na última década, salvou a indústria dos games de um futuro medíocre.
“Olhando para alguns anos atrás, o medo era que existissem empresas gigantes criando games medianos, deixando tudo que construímos de lado. Mas o que aconteceu foi totalmente o oposto. Graças aos desenvolvedores indies e os pequenos estúdios, você tem os Steven Spielbergs de nossa indústria surgindo todos os dias, de empresas constituídas de um ou dois desenvolvedores, vindos de projetos de faculdade, onde alguém tem uma brilhante e criativa ideia, desenvolvendo games de alta qualidade sem a necessidade de gastar U$ 100 milhões, com mão de obra de 300 pessoas em um mesmo time, e o resultado na maioria das vezes sempre em genial.” – Jack Tretton, CEO da Sony e trollador da Microsoft.
Não é tão difícil de entender o que Tretton quer dizer, pois jogos como Minecraft, Braid e Fez, além de tantos que surgem todos os meses, estão deixando muitos desenvolvedores indies muito famosos, como é o caso de Phil Fish, que acabou deixando indústria após alguns atritos com a imprensa. Grandes desenvolvedores como Ken Levine falam muito bem de seus amigos “menores”, pois concorda que eles possuem mais liberdade de criação do que se tivessem em grandes empresas como Levine.
Tretton ainda disse que o PS4 foi bem recebido porque a Sony fez a lição de casa, e com certeza por estar apoiando tão firmemente a cena indie mundial. A Sony quer garantir que seu console seja sinônimo de criatividade, e para isso os indies são fundamentais. Outro detalhe é que ele citou toda a experiência que a empresa adquiriu com o PS3, dizendo que quando lançaram o console por U$ 599,00 Obamas era um preço muito alto, e que nunca iriam repetir este erro novamente, mas claro que mais uma vez ele está aproveitando para trollar (tirar uma com a cara rapaz) a Microsoft, que lançará seu novo console por U$ 499,00 Obamas e mais de 2 mil Dilmas brasileiras por estas bandas.
Mais uma vez, Tretton marca mais um ponto para a Sony. Não tem como dizer que ele está fazendo errado, o cara é um líder nato, não acham?