

As coisas não vão muito bem pra algumas desenvolvedoras após o fechamento do último trimestre fiscal. Desta vez, a tri-Ace, muito conhecida por jogos como Valkyrie Profile, Star Ocean e Resonance of Fate, foi adquirida por uma empresa japonesa do mercado de mobiles, chamada Nepro Japan.
O anúncio, traduzido pelo site Siliconera e reproduzido pelo Eurogamer britânico, descreve que a Nepro espera desenvolver mais jogos para smartphone com a compra da aclamada desenvolvedora de jogos pra console, junto com outra subsidiária que também irá trabalhar junto com a tri-Ace, a Mobile & Game Studio.
A tri-Ace também tem uma grande história junto a Square Enix, já que colaborou com os três jogos da trilogia de Final Fantasy 13, onde a empresa tinha a responsabilidade de trabalhar no game design, artwork, programação e outras áreas. Em 2010 foi desenvolvido outro grande RPG, Resonance of Fate. Na geração do PSOne a tri-Ace foi responsável por grandes títulos da época de ouro dos RPGs japoneses.
A Sega também está se voltando para os dispositivos mobiles, tanto que o novo Sonic sairá apenas para android e iOS, o que pode indicar que desenvolvedoras que não conseguirem muito sucesso nos consoles poderão usar os mobiles como válvula de escape e também porque o mercado dos dispositivos móveis é bastante aquecido e chamativo. No entanto, os games desenvolvidos nestas plataformas são por natureza muito diferentes dos que vemos nos consoles, salvo algumas exceções.
Sinceramente acho uma pena ver ótimos estúdios japoneses não conseguirem acompanhar a forma que o mercado se comporta hoje em dia e com isso, acabam fechando ou tomando novos rumos. Que isso não se repita no futuro e que a SEGA – que ainda tem muitos jogos em desenvolvimento para os videogames – e a tri-Ace possam um dia voltar com muita força pros consoles de mesa.