Empresa responsável pelo Xbox comenta sobre os malefícios da toxicidade na indústria
Recentemente Phil Spencer – chefe da divisão Xbox para Microsoft – se pronunciou a respeito da famigerada “Guerra de Consoles“. Isso desencadeou um debate que abordou questões como “benefícios” de tal rivalidade acirrada e derivados. Mas por outro lado, Satya Nadella – chefe executivo da Microsoft – comentou a respeito de um assunto mais enfático.
Em recente entrevista com a Fortune, Nadella abordou o assunto “toxicidade” na indústria dos games. Tendo em vista o aumento constante de mensagens e discussões denotadas por argumentos odiosos, esse é um assunto do qual – infelizmente – nenhuma produtora ou até mesmo desenvolvedora de consoles está livre. Sendo assim, Nadella ofereceu sua perspectiva sobre o assunto, alegando que esse tipo de comportamento é algo prejudicial para a imagem do Xbox.
Quando questionado sobre, o chefe executivo declarou:
“Absolutamente. Quer dizer, a toxicidade não está limitada aos videogames. Quando penso na segurança na internet e a necessidade de ferramentas para moderação, investimentos que fizemos em torno da moderação é o que estamos fazendo com os embaixadores Xbox.“
Para Nadella, é necessário investir em meios que inviabilizem a promoção do ódio gratuito na internet. Isso evidentemente vai além das comunidades de jogos, mas por ora, a Microsoft tomou como foco uma abordagem mais incisiva com relação à parte tóxica de sua comunidade de jogadores. Isso se reflete no comportamento daqueles que representam a marca – ditos como embaixadores. E além disso, o assunto se estende para a forma como as pessoas interagem seja dentro ou fora da Xbox Live.
A questão “tóxica” é um assunto delicado
Infelizmente a questão de toxicidade é algo do qual não temos escapatória. É comum que sejam proliferadas mensagens de ódio em todos os cantos da internet, sem qualquer pudor. Até o momento, não há uma forma “correta” de impedir que isso ocorra. Mas parece que a Microsoft busca encontrar essa fórmula.
Com relação ao Brasil, temos diversos casos onde existe uma espécie de concentração em torno desse assunto. E neste caso, milhares de jogadores ao redor do país já foram alvos de discursos que proliferaram ódio indireto ou direto. Inegavelmente, esse é um problema que assola toda internet.
Você pode conferir mais detalhes a respeito desse e outros aspectos da indústria clicando aqui.
Fonte: Eurogamer