
Michael Pachter, para quem não sabe, é um analista da indústria de videogames que vive por aí dando declarações polêmicas, e a bola da vez é o Kinect.
Falando em seu programa de Web semanal, o BonusRound, Pachter disse que o Kinect era “filho favorito de Don Mattrick“, mas a saída do executivo para Zynga significou que não há ninguém na Microsoft para, ou que queira, defender o dispositivo.
“Don não está mais lá. Agora tem um novo chefe na Xbox Division, o qual não morre de amores pelo Kinect“, disse ele.
“Claro que eles vão “desmembrar” o Kinect do console. Não em 2014, eles não vão alterar a SKU tão dramaticamente no primeiro ano do lançamento. Isso acontecerá em 2015. Do mesmo jeito que eles introduziram o Xbox de 4GB alguns anos depois, eles provavelmente vão fazer algo parecido. Eu particularmente acho que eles vão pegar o núcleo e colocar 2TB de HD, e não terá o Kinect, podendo o preço chegar até uns 400 U$” continuou o analista.
O Kinect é com certeza o maior responsável pelos 100U$ de diferença do Playstation 4. Até agora o PS4 está superando a oferta do console da Microsoft, embora os dois consoles estão arrebentando em vendas. Pachter não está convencido que um corte de preço pode vir em breve para reconquistar a liderança.
“O problema é que se até a primavera eles diminuírem o preço para 400 U$, a Sony também o faz para 349 U$. A Sony está em uma posição confortável para estar a frente do concorrente, exatamente o que aconteceu com o PS2“, disse o analista.
“Eu acredito que esse seja o preço certo. Eu acho que desmembrar o Kinect é a atitude mais inteligente a se tomar para tornar o consle mais competitivo“.
“Quanto do porquê isso ainda não ter acontecido, Pachter disse que Mattrick forçou para o Kinect ser padrão porque ele “achou que isso mudaria o mundo. Ele acreditava no mecanismo de cruzar com Skype, acesso a TV a cabo e outras coisas” disse Pachter.
Nesse interim, a Microsoft percebeu que a integração com smartphones e tablets é tão grande que ele pode construir todos esses recursos no SmartGlass.
Ele ainda adiciona que “o console representa 100% dos gosto das pessoas, e o Kinect se tornou praticamente irrelevante. Eu acho que o comando de voz legal, mas você pode usar seu tablet“.
Será mesmo? Será que o Don Mattrick consegue f… prejudicar a Microsoft mesmo depois de muito tempo de sua saída? Parece uma piada de mau gosto, mas é o que realmente significa. Mas uma coisa é certa, todos nós, desde o começo, apostávamos no desmembramento do Kinect para baratear o preço, porém, o longo prazo para tomar essa decisão será definitivo para a guerra dos consoles.
E vocês meus caros Combonautas, o que acharam dessa notícia? Concordam com o Analista? Comentem suas ideias.