Já sabemos, basicamente, as especificações dos dois consoles da próxima geração. Mas afinal, quem vai começar na frente nesta disputa, o PS5 ou o Xbox Series X?
Após o Xbox Series X ter seu hardware totalmente destrinchado e a Sony revelado algumas informações – embora incompletas – das especificações do PS5, já podemos ter uma previsão de quem sairá na frente na próxima geração de consoles.
A priori, ambos os consoles apresentam algumas especificações semelhantes, porém, haverá um equilíbrio na próxima geração. Tanto o Xbox Series X quanto o PS5 buscam focos distintos perante suas tecnologias apresentadas. Enquanto o Xbox Series X busca ser o console mais poderoso do mercado, sem deixar de beneficiar o usuário com funcionalidades acessíveis e inovadoras, o vindouro hardware da Sony almeja o fim do tempo de respostas e um desempenho sem forçar a GPU. Assim, oferecendo aos estúdios uma maior liberdade e um desenvolvimento mais rápido.
Portanto, esta dualidade segmentará a nova geração de consoles, onde um irá suprir a necessidade do outro. Desta forma, se o Xbox Series X é mais potente, por outro lado, o PS5 irá compensar com um desempenho melhor e com telas de carregamento quase que inexistentes.
Xbox Series X
CPU: 8x Zen 2 Cores a 3.8GHz (3.6GHz com SMT)
GPU: 12 TFLOPs, 52 CUs a 1.825GHz, RDNA 2 customizado
Tamanho da matriz: 360.45mm2
Processador: TSMC 7nm aprimorado
Memória: 16GB GDDR6
Largura de banda de memória (Bandwidth): 10GB a 560GB/s, 6GB a 336GB/s
Memória interna: 1TB NVMe SSD customizado
Velocidade da IO: 2.4GB/s (não comprimido), 4.8GB/s (Comprimido)
Memória expansível: 1TB
Armazenamento externo: USB 3.2 HDD Support
Drive óptico: 4K UHD Blu-ray Drive
Performance: 4K a 60 quadros por segundo- até 120fps
PlayStation 5
CPU: Processador AMD de 8x núcleos Zen 2 a 3.5GHz (frequência variável)
GPU: 10.28 teraflops (TFLOPs), 36 CUs a 2.23GHz (frequência variável)
Arquitetura de GPU: RDNA 2 personalizado da AMD
Memória/Interface: 16GB GDDR6/256-bit
Largura de banda de memória: 448GB/s
Armazenamento interno: 825GB SSD personalizado de 825GB
Velocidade da IO: 5.5GB/s (não comprimido), entre 8-9GB/s (comprimido)
Armazenamento expansível: Slot de NVMe SSD
Armazenamento externo: Suporte para HDD com USB
Drive ótico: Drive de Blu-ray 4K Ultra HD
Deste modo, após observarmos cada uma das especificações de ambos os consoles, podemos ter uma prévia de quem esteja melhor. Mas fique sabendo que ter algo em demasia às vezes não é garantia de nada. Sobretudo, ambos os consoles buscam finalidades diferentes dentro desta próxima geração.
Mas afinal, quem levará essa disputa?
Certamente, não há nada exato ou concreto até observarmos estas duas máquinas em funcionamento em nossas residências. Dito isso, o que podemos evidenciar é apenas uma prévia do que este dois consolesnos reservam.
Deste modo, se avaliarmos cada uma das especificações, tanto do Xbox Series X e do PlayStation 5, há números iguais, mas também distintos. Assim, este aumento em um e a diminuição em outro vai tornar esta disputa interessante. Quanto a CPU e GPU, o Xbox SX é bem superior, embora nada gritante. Nem mesmo os 12.16 TFLOPS do SX comparados aos 10.28 TFLOPS do PS5. Além disso, o Xbox Series X oferece uma proposta bem mais chamativa quanto a retrocompatibilidade. Portanto, neste quesito, até o momento, o novo Xbox é melhor.
Por outro lado, quando falamos em armazenamento, o PlayStation 5 apresenta uma postura suficientemente profunda e benéfica para os jogadores e desenvolvedores. Visto que, este aspecto é um dos pilares do novo console. Assim, o PS5 neste quesito, até o momento, vence o Xbox SX. Entretanto os dois hardwares se assemelham tanto em memória, quanto em unidade de disco rígido.
Em conclusão, embora exista uma empresa com um melhor marketing ou que talvez tenha revelado mais do que a outra, só saberemos qual destes dois consoles é o melhor de fato, quando estes forem lançados.