Uma inédita e rigorosa regra está vindo por aí
A Google atualizou os seus termos de serviço do Youtube, através do quais tem agora poder para encerrar contas que não sejam rentáveis.
Se você usa o Youtube para compartilhar os seus vídeos, certamente recebeste uma notificação com a atualização das regras de uso do serviço – e uma das novidades poderá ter efeitos sobre muitos criadores.
A partir de 10 de Dezembro, os responsáveis pelo Youtube poderão, de acordo com as novas regras de “Encerramento e Suspensão de Contas”, encerrar uma conta que não seja considerada economicamente viável.
“O Youtube poderá terminar o seu acesso ou o acesso da tua conta Google a todas ou partes do serviço se o Youtube acreditar que, de acordo com os seus critérios, que te fornecer o serviço não é mais viável economicamente.”
O criador será notificado da razão para o encerramento ou suspensão da sua conta. E o mesmo também terá um tempo para exportar os seus conteúdos para outra plataforma ou serviço, se assim o desejar.
A decisão apenas poderá ser revertida se violar a lei de alguma autoridade ou representar um risco para a viabilidade do utilizador, do Youtube ou dos seus afiliados, algo que exigiria uma investigação.
A noção que o Youtube pode, a qualquer momento, terminar qualquer conta poderá tornar-se em algo assustador para muitos.
Qual o real motivo?
O problema todo reside na forma como a apresentação dos termos foi feita: o site Mashable levanta a possível interpretação de que a atualização dos termos de uso seja feita especificamente para coibir discursos mais nocivos: vídeos racistas, ofensivos a gênero, sexualidade ou advoguem algum tipo de preconceito ou intolerância, por exemplo, não são “comercialmente viáveis”. Entretanto, o próprio site também aponta que a forma como isso foi formulado da documentação final gera espaço para dúvidas, e o Google deveria ser mais específico quanto a esse tipo de mudança.
Como as pessoas estão reagindo a isso?
Como já era de se imaginar, a maioria das pessoas não gostaram dessa nova regra. Christian Maracle, um youtuber que publica vídeos relacionados ao universo esportivo do wrestling, foi um dos primeiros se manifestarem.
“O YouTube certamente foi longe demais com seus novos Termos de Serviço! Possivelmente fechar canais por eles não gerarem receita suficiente é o que vai fazer com que eles PERCAM DINHEIRO, e não ganhem mais! Nós criadores de conteúdo deveríamos ser RECOMPENSADOS pela nossa dedicação, não PUNIDOS!! Nós somos o dinheiro que você precisa!”, afirmou em um tuíte.
Mas e vocês, o que acham disso tudo? Não esqueçam de comentar.
Fonte: Eurogamer