O Cyberpunk 2077 da vida real
A CD Projekt Red utilizou a tecnologia IA no DLC Phantom Liberty de Cyberpunk 2077 para utilizar a voz de um ator falecido.
De acordo com matéria divulgada pela Bloomberg, a empresa utilizou tecnologia para adicionar novas linhas de voz de Miłogost Reczek, O ator interpretou o personagem Viktor Vektor no jogo original na Polônia, mas faleceu em 2021.
Uma opção para a voz consistia em contratar um novo dublador para desempenhar o papel de Viktor na expansão. Desta forma, novo ator regravaria as falas de Reczek no jogo base buscando manter a coerência de vozes.
No entanto, tivemos uma explicação convincente à Bloomberg pelo diretor de localização da CD Projekt, Mikołaj Szwed. A empresa “não gostou desta abordagem” porque Reczek “era um dos melhores talentos vocais polacos” e o seu desempenho considerado “estelar” no primeiro jogo.
Em vez disso, a empresa contratou um novo dublador para interpretar novas falas e depois usou um software de clonagem de voz chamado Respeecher.
Ou seja, mudando a voz através de inteligência artificial para causar impressão de que Reczek estava executando as falas. A CD Projekt afirma que obteve permissão da família de Reczek antes de prosseguir com o plano, e Szwed acrescentou que os filhos do ator “deram muito apoio”.