No último final de semana, a Sony perdeu toda a confiança com os donos de PC
Após anos de expectativas para ver sua plataforma no PC, a Sony, de forma decidida, finalmente abriu as portas para uma nova realidade que pode ser difícil de reverter perante a comunidade dos jogadores de PC.
Com o lançamento de Horizon Zero Dawn para PC em 2020, a Sony deu o pontapé inicial em sua estratégia de expandir seus exclusivos para outras plataformas, visando gerar receitas adicionais com suas marcas. Esta estratégia rendeu resultados promissores, o que levou à disponibilização de outros exclusivos, como Days Gone, God of War (2018), a franquia Marvel’s Spider-Man, entre outros títulos que inicialmente eram exclusivos do PS5, como Ratchet and Clank: Rift Apart e Returnal.
No início deste ano, em fevereiro, a PlayStation em parceria com a Arrowhead Studios lançou Helldivers 2 simultaneamente para PS5 e PC, via Steam. O que parecia ser um lançamento discreto, por ser o primeiro jogo por serviço da PlayStation, revelou-se um grande sucesso na plataforma do PC, com números impressionantes de jogadores ativos simultaneamente.
O sucesso estrondoso de Helldivers 2 no PC colocou a Sony em uma posição que ela tanto almejava, enquanto a Microsoft, já em 2015, iniciou essa estratégia com o Play Anywhere.
O princípio do caos
Uma célebre frase do livro de Provérbios (capítulo 16, versículo 18) nos ensina que “a soberba precede a queda”, e ela parece ecoar a atitude da Sony neste último final de semana.
No dia 3, a Sony, por meio da página da Steam, surpreendeu os jogadores de PC ao exigir login com uma conta PSN para jogar Helldivers 2. A justificativa apontava para problemas nos servidores no lançamento do jogo.
“Devido a problemas técnicos no lançamento de Helldivers 2, temporariamente permitimos que a vinculação de contas Steam a uma conta da PlayStation Network fosse opcional. Esse período de exceção está agora encerrado.”
A empresa enfatizou, ainda, que a vinculação de contas desempenha um papel crucial na proteção dos jogadores e na manutenção dos valores de segurança dos jogos da PlayStation e da PlayStation Studios.
A controvérsia surgiu devido à falta de comunicação prévia sobre essa exigência aos consumidores, especialmente no momento do lançamento do jogo.
Como consequência, Helldivers 2 recebeu uma onda de avaliações negativas na página da Steam durante o final de semana, resultando também na indisponibilidade do “live in service” em 177 países. A situação ficou ainda mais intensa quando o CEO da Arrowhead Studios admitiu estar ciente dessa vinculação seis meses antes do lançamento do jogo e apoiou a estratégia da Sony de forma complacente.
Após toda essa controvérsia e o impacto negativo no sucesso de Helldivers 2 no PC, a Sony decidiu recuar em sua decisão errônea hoje (06) e optou por descontinuar a vinculação obrigatória de uma conta da PSN em Helldivers 2 na versão para PC.
Helldivers fans — we’ve heard your feedback on the Helldivers 2 account linking update. The May 6 update, which would have required Steam and PlayStation Network account linking for new players and for current players beginning May 30, will not be moving forward.
— PlayStation (@PlayStation) 6 de maio de 2024
We’re still…
E não se engane, a reversão da decisão da Sony não merece elogios. Se a comunidade da Steam não tivesse reagido, essa medida arbitrária teria permanecido, deixando milhares de jogadores sem acesso ao jogo, especialmente em regiões onde a PSN não está disponível, apesar de terem comprado o jogo no lançamento.
As críticas foram proporcionais à desonestidade da Sony em mudar de rumo após o sucesso de Helldivers 2. Se a necessidade de vinculação com uma conta PSN fosse comunicada desde o lançamento do título, certamente não teria causado o caos na comunidade do PC.
Tomar uma decisão meses após o lançamento, sem considerar os riscos e o impacto nos jogadores, foi uma atitude totalmente egoísta da Sony, visando apenas aumentar o número de contas ativas na PSN. Isso é um fato.
A queda
A lamentável decisão da Sony de tentar capitalizar o sucesso de Helldivers 2 na Steam, convertendo novas contas para a PSN, resultou na quebra de uma confiança que levou muito tempo para ser construída com a comunidade de jogadores de PC.
O sucesso de Helldivers 2 foi um fenômeno raro na indústria dos videogames, algo que talvez não vejamos nos próximos títulos por serviço da PlayStation, como Concord e Fairgame$.
Ao final do dia, a Sony destruiu em apenas dois dias um relacionamento com a comunidade de PC que ela nunca imaginou ter. Essa ruptura de confiança não apenas afetou Helldivers 2 – e, sinceramente, acredito que não afetará devido à qualidade do jogo – mas também impactou o futuro da marca, que planeja continuar lançando seus exclusivos multiplayer para PC.
Em 16 de maio, Ghost of Tsushima chegará ao PC com sua experiência single-player e online, incluindo o modo Legends. Ao contrário de Helldivers 2, a Sucker Punch já esclareceu que apenas o modo online exigirá uma vinculação com uma conta da PSN.
Resumindo, a confiança foi abalada. Se eu estivesse no lugar da PlayStation, deixaria de lado essa exigência de vinculação da conta PSN para jogos de PC, pois a comunidade de PC não aceitará essa ideia após a recente polêmica com Helldivers 2. Caso contrário, a transparência na comunicação é essencial.
A mais recente polêmica envolvendo a Sony e Helldivers 2 nos ensina uma importante lição: os jogos não são uma instituição de caridade, onde não temos o direito de exigir melhores padrões de conduta.
Nós, jogadores, temos voz e poder para mudar e resistir a empresas que agem de forma desonesta com seus consumidores. A democracia prevaleceu!


Uma resposta
“A soberba precede a queda”… essa é uma definição cirúrgica a respeito do assunto.