Mais importante premiação latino-americana de eSports distribuirá 24 troféus a partir de votações técnicas e populares
Anualmente, o Prêmio eSports Brasil 2024 (PeB) celebra o cenário dos eSports no país, homenageando atletas, organizações, jogos e profissionais que estão na linha de frente deste mercado. Com 24 troféus distribuídos, a premiação combinará votações técnicas e populares para reconhecer os melhores do ano. Este ano, a festa será realizada em São Paulo, no icônico Memorial da América Latina.
A oitava edição do evento promete trazer uma série de novidades e melhorias em relação às edições anteriores. Em entrevista exclusiva com Gustavo Freudenfeld, Head de Gestão na Player1 Gaming Group, obtivemos uma visão detalhada sobre o que esperar.
Uma das principais mudanças para a edição deste ano são as novas categorias, que prometem ampliar ainda mais o alcance e a representatividade do evento. Não só isso, mas Gustavo Freudenfeld destacou que a transmissão será aprimorada com uma parte técnica mais robusta do que a do ano passado, além de novos quadros e uma revisão na parte artística, incluindo (possivelmente) apresentações musicais que prometem surpreender o público.
“Estamos trabalhando para ter boas surpresas. Esse ano eu estou à frente do prêmio, então eu tentei antecipar as coisas o máximo possível para a gente ter tempo de fazer as coisas com mínima, não digo nem calma, mas sem desespero. E tem funcionado, estamos trabalhando, estamos trabalhando no palco. Não tem palco ainda, mas já tem um pré-projeto de palco, pré-projeto de transmissão,” afirmou Gustavo.
Além disso, um novo superjúri e um regulamento revisado foram introduzidos, com o objetivo de garantir a melhoria contínua do evento e a justiça na escolha dos vencedores.
Expansão e visibilidade


O mercado de eSports tem mostrado um crescimento significativo nos últimos anos, especialmente durante a pandemia, quando houve um boom no consumo de gadgets e conteúdo relacionado a jogos. Para Freudenfeld, a chave para o crescimento contínuo dos eSports está em grandes eventos que tragam a comunidade para mais perto.
“As marcas e os eventos estão sendo mais seletivos onde investem, mas eu acredito super em grandes eventos pra trazer comunidade. Eu acho que os eSports só crescem quando você tem uma comunidade grande e engajada”
Pensando nisso, desde sua criação em 2017, o Prêmio eSports Brasil tem buscado conectar os eSports com o mainstream. Essa estratégia tornou-se fundamental para aumentar a visibilidade dos eSports e atrair um público mais amplo. Com nomes conhecidos do entretenimento, como Sabrina Sato e Ana Clara, o evento conseguiu ampliar seu alcance e se firmar como um dos principais eventos de eSports no Brasil.
Freudenfeld destacou a importância dessa integração:
“Um dos nossos mantras era fazer a ligação dos eSports com o mainstream. Se você pegar o prêmio de 2017, ele sempre tem, no caso, a Nyvie, que é uma pessoa da comunidade, é da Globo, uma apresentadora. Isso porque sempre fomos do eSports, e depois veio o entretenimento.”
Um exemplo desses esforços é a nova série da Globoplay, “Dr4g0n“. Pela primeira vez, a plataforma de streaming mergulha na temática dos eSports, explorando um assunto ainda pouco conhecido pelo grande público. A produção mostra o processo de formação de um time de eSports profissional, destacando os desafios enfrentados por cada membro da equipe, além de abordar dilemas éticos e muita competição. Com apenas 8 episódios, a série já está disponível para assistir.
Quando ocorre a premiação?


A cerimônia vai rolar no dia 12 de dezembro, com transmissão ao vivo pelo Sportv e pelos canais digitais. O superjúri contará com 68 representantes do cenário gamer e dos esports. O evento celebra o cenário brasileiro de esportes eletrônicos com o reconhecimento de atletas, organizações, jogos e profissionais deste mercado. Para mais detalhes sobre as categorias e superjúri, leia nossa matéria aqui.