Quem acompanha a Bungie sabe que comparações entre Marathon e Destiny são inevitáveis. Afinal, estamos falando de dois shooters com DNA compartilhado, vindos do mesmo estúdio e com uma forte base de fãs esperando respostas. Mas será que a nova aposta da Bungie quer mesmo ocupar o espaço deixado por Destiny?
A expectativa era que, em algum momento, a transição acontecesse. Que Marathon surgisse como uma evolução natural da franquia que marcou a última década. Só que, segundo a própria Bungie, a história é outra. E para muitos jogadores, a resposta pode ser surpreendente — e até frustrante.
Em entrevista ao GamesRadar+, o diretor de Marathon, Joe Ziegler, foi direto ao ponto: “Não esperamos que Marathon se torne Destiny 3”. Segundo ele, o objetivo do novo jogo não é substituir Destiny 2, mas sim oferecer uma proposta totalmente diferente, voltada especificamente ao público que curte experiências PvP em ambientes sandbox.
Enquanto Destiny equilibra modos PvE e PvP, Marathon vai mergulhar de cabeça na competição entre jogadores. “Se você é um jogador de Destiny que realmente não se interessa por PvP, provavelmente este não é o jogo para você”, afirmou Ziegler. Segundo ele, em algum momento da partida, um outro jogador vai te encontrar — e atirar em você.
A Bungie sabe que isso pode afastar parte da base de fãs. Por isso, a equipe faz questão de deixar claro que está tudo bem com isso. “Estamos muito confortáveis em dizer que este não é um jogo para todos”, disse o diretor. “Se você busca apenas experiências PvE, Marathon definitivamente não é o jogo para você.”
Similaridades e diferenças com Destiny
Ziegler reconhece que jogadores de Destiny podem ter uma vantagem inicial. Isso porque alguns sistemas de armas ainda compartilham características, o que pode facilitar a adaptação. No entanto, há mudanças suficientes para exigir reaprendizado. A experiência será nova, mesmo que o feeling de tiro lembre o que já vimos antes.
O ponto central é a proposta: Marathon não é Destiny, nem pretende ser. A Bungie quer explorar outros formatos, criar algo voltado para combates emergentes, imprevisíveis e intensos — sem o suporte narrativo e cooperativo típico de suas produções anteriores. E essa mudança não é um erro: é uma escolha.
Marathon estreia em 23 de setembro de 2025 no PS5, Xbox Series e PC, com suporte a cross-play. Um teste de sua versão alpha acontecerá entre os dia 23 de abril à 4 de maio.
Comente o que você achou da proposta de Marathon em relação a Destiny, compartilhe com os amigos e não deixe de acompanhar nossas últimas notícias e análises de séries e jogos.