[ENTREVISTA] – Cordels & Spells celebra o Nordeste em um roguelike cheio de cultura e poesia

Cordels & Spells

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Cordels & Spells foi uma das grandes atrações do showcase da Nuntius Games, nova publisher de games no Brasil. Além do carisma visual, o mais novo roguelike traz algo muito especial — especialmente para este que vos escreve: sua temática narrativa inspirada na cultura dos cordéis.

Como filho do Nordeste e com identidade cearense, ver essa arte sendo homenageada em um videogame trouxe um profundo sentimento de orgulho pelas minhas raízes e uma conexão emocional imediata. Desenvolvido pela Supernova Games, sediada em Fortaleza, Ceará, o Combo Infinito teve a oportunidade de conversar com Renan Rodrigues, CEO do estúdio, para entender melhor como nasceu Cordels & Spells e o impacto de sua abordagem centrada em histórias da cultura brasileira — algo ainda raro de se ver no cenário dos games.

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Renan, obrigado por nos receber! É uma honra conversar com você sobre esse projeto tão especial.

“Olá! Fico muito feliz com o convite para esta entrevista! É uma grande honra. Estamos muito felizes em poder mostrar e contar mais sobre o nosso jogo!”

Cordels & Spells foi um dos grandes destaques do showcase da Nuntius Games. A escolha de uma temática inspirada no cordel — uma das mais belas expressões culturais do Nordeste — é, sem dúvida, o grande charme do jogo. Portanto, considerando o histórico do estúdio em produções anteriores, o que motivou a criação de um projeto tão enraizado na cultura local, refletindo diretamente as origens do estúdio em Fortaleza, no Ceará?

“Esse projeto é resultado de um edital do qual participamos em 2023, executado pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), com verba da Lei Paulo Gustavo. O cordel era um tema regional e superinteressante que ainda não havíamos explorado. Não conhecemos nenhum outro jogo que também se inspire nessa forma tão rica de arte (embora já existam filmes, peças e novelas), então vimos como uma oportunidade única de trabalhar algo realmente diferente.”

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Sabemos que Cordels & Spells será uma experiência para um jogador, mas também contará com modo cooperativo para dois jogadores, como vimos no trailer mais recente. Logo, esse co-op será exclusivamente online ou também contará com suporte para multiplayer local?

“O modo multiplayer existe para uma experiência localmente na mesma tela (sem divisão — a câmera simplesmente se afasta para mostrar os dois personagens). Mas, com recursos como o Remote Play Together da Steam, também será possível jogar online com um amigo!”

O gênero roguelike é conhecido por oferecer ao jogador um ciclo constante de tentativa e erro, com desafios e recompensas diferentes a cada nova partida. O que podemos esperar de Cordels & Spells dentro dessa estrutura? Haverá elementos inéditos ou uma abordagem diferenciada no gênero?

“Estamos trabalhando para criar um jogo divertido e com boa rejogabilidade. A narrativa gira em torno da recuperação de cordéis roubados por bandidos. A cada partida, você recupera cordéis diferentes que concedem magias e habilidades passivas únicas. A graça está em descobrir sinergias entre esses poderes, todos inspirados em histórias clássicas do cordel.”

A narrativa do jogo é uma homenagem à literatura de cordel, que carrega tanta força e identidade cultural. Para o público que ainda não conhece essa arte, vocês poderiam explicar o que é o cordel e como essa linguagem será incorporada tanto na narrativa quanto na gameplay do jogo?

“A literatura de cordel é uma forma de poesia popular do Nordeste brasileiro, composta em versos rimados e impressa em folhetos ilustrados com xilogravuras. Seus temas vão de aventuras e lendas a fatos históricos e cotidianos, sempre com linguagem acessível. O nome ‘cordel’ vem da tradição de pendurar esses folhetos em cordas ou barbantes, nas feiras e mercados.

No jogo, usamos essa linguagem na forma como contamos a história — em versos rimados com métrica típica do cordel — e desenvolvemos um estilo artístico inspirado na xilogravura, mas com adição de cores e formas mais dramáticas. Diversos personagens são inspirados em figuras clássicas ou recorrentes dos cordéis, como Seu Lunga, o Bode Ioiô, Iracema, João Grilo, entre outros.”

Como cearense, natural de Fortaleza, é um grande orgulho ver um estúdio do nosso estado se destacando com um projeto tão criativo e cultural. Como tem sido a trajetória do estúdio até aqui e quais foram os maiores desafios e conquistas no desenvolvimento de Cordels & Spells?

“Que legal, você também é de Fortaleza! Ficamos muito felizes em saber disso! Nosso estúdio foi fundado em 2016. Desde então, lançamos vários jogos menores e temos alguns maiores a caminho, como Cupid Island e Fourspell Survivors. Nosso maior hit até agora foi Carcará – Asas da Justiça, que chegou a ser apelidado de ‘Phoenix Wright brasileiro’ (risos).

Os maiores desafios sempre foram dois: financiamento e divulgação. Com Cordels & Spells, tivemos a sorte de sermos contemplados pela Lei Paulo Gustavo, o que garantiu recursos. E agora contamos com o apoio da Nuntius Games, nossa publisher, que tem feito um trabalho incrível.

Nosso maior desafio neste jogo tem sido transformar o conteúdo dos cordéis em uma gameplay interessante e um estilo visual único. Mas nossa maior conquista, sem dúvida, tem sido a recepção calorosa do público desde o anúncio. Isso nos emociona e nos motiva a entregar um jogo memorável, à altura do que vocês merecem!”

Não é comum vermos estúdios explorando a cultura e os mitos brasileiros em jogos, com exceções como The Witcher (que mergulha no folclore eslavo) e Black Myth: Wukong (inspirado na mitologia chinesa). Como vocês enxergam o papel de Cordels & Spells nesse cenário? Acreditam que o jogo pode abrir caminho para mais produções brasileiras com identidade cultural forte?

“Ficamos muito honrados em trabalhar um tema tão importante para a nossa região e cultura. Ao longo dos anos, vimos certo preconceito com jogos que abordam temas regionais ou folclóricos, como se fossem algo ‘batido’ ou ‘caricato’ (tipo jogos de saci, cangaceiros etc.).

Felizmente, isso está mudando. Hoje vemos cada vez mais projetos interessantes com ambientações brasileiras — como Ghetto Zombies, Tropicalia, Dandara, BagDex e tantos outros.

Não temos a pretensão de influenciar outros desenvolvedores a seguirem esse caminho, mas estamos muito felizes em fazer parte dessa mudança!”

Sabemos que Cordels & Spells tem lançamento previsto para 2025, mas existe a possibilidade de os jogadores testarem o jogo antes disso? Vocês planejam lançar uma demo, acesso antecipado ou participar de eventos com versões jogáveis?

“Com certeza! Estamos preparando uma demo para o público e pretendemos lançá-la em breve! Fiquem de olho, pois teremos um anúncio oficial em um grande evento de games.

Nosso plano é lançar o jogo completo, sem acesso antecipado.”

Por fim: o universo de Cordels & Spells é riquíssimo. Vocês têm planos para expandir esse mundo no futuro, talvez com DLCs ou até uma sequência?

“Estamos abertos a essa possibilidade, mas, no momento, não temos outros projetos no mesmo estilo em desenvolvimento. Gostamos de explorar diferentes estilos visuais, de gameplay e de temáticas.

Depois de Cordels & Spells, queremos focar nos nossos títulos que já estão bem avançados, como Cupid Island e Fourspell Survivors. Convido todos a conhecê-los e adicioná-los à lista de desejos na Steam, caso se interessem! Nossa página é: https://store.steampowered.com/developer/supernovagames

Por fim, comente o que você achou da proposta de Cordels & Spells, compartilhe com os amigos e não deixe de acompanhar nossas últimas notícias e análises de séries e jogos.

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