Cory Barlog, diretor de God of War, comenta sobre tornar os jogos acessíveis
Cory Barlog, responsável pela recente adaptação de God of War (em 2018), e a vindoura sequência “Ragnarok“, entrou na discussão a respeito de acessibilidade no mundo dos games.
Nos últimos dias, o fator de “acessibilidade” tomou proporções maiores nas redes sociais. E isso porque, como anunciado pela Double Fine, o novo Psychonauts contará com um modo de “Invencibilidade“, permitindo que qualquer pessoa possa jogar e terminar a campanha do mesmo.
Tal anúncio gerou diversas discussões nas redes sociais, e em especial no Twitter. E isso porque, há quem “concorde” com essa decisão, e há quem seja contra ela. No caso de Cory, o diretor da Santa Monica declara que deseja um ambiente mais inclusivo para todos.
O comentário foi partilhado no Twitter, onde ele comparou acessibilidade a questão de ter escadas e elevadores e rampas em um mesmo lugar.
It’s like someone saying they like a building because it only has stairs. An elevator and ramps would make it too easy.
Then just keep taking the stairs and ignore the elevator and ramps.
The enjoyment is still there, only now it’s accessible for all instead of a select few.❤️
— golrab of the frost (@corybarlog) 14 de julho de 2021
Em suma, Cory Barlog alega que ter elevadores e rampas não lhe impede de utilizar as escadas, mas a opção adicional do transporte favorece aqueles que realmente precisam.
Nos últimos dias, centenas de pessoas com alcance no Twitter se pronunciaram sobre acessibilidade. O tema gerou discussão pois muitos discordam dos desenvolvedores incluindo formas variadas para que outros possam “terminar o game facilmente“.
De qualquer forma, não importa o que qualquer um pense sobre o tema, acessibilidade se faz necessária em todos os escopos. Não se trata de reduzir a experiência de outro, ou de tornar os jogos “mais fáceis“, mas sim de permitir que mais pessoas possam joga-los. Dizer que um game não deve ter um modo invencível por “facilitar a jogatina de outros“, se trata de uma análise rasa, e simplesmente ignora o grande foco da questão: permitir que mais pessoas possam jogar títulos dos mais diversos. Se você não pretende utilizar este modo, apenas ignore-o, mas não queira impedir que outras pessoas tenham acesso por mera questão egocêntrica.
Fonte: Twitter (comentário de Cory Barlog)
Em seguida, não esqueça de conferir outras notícias do mundo dos games:
- Double Fine anuncia modo “Invencível” em Psychonauts 2
- Steam Deck: Conheça o novo console portátil da Valve