“Uma das decisões mais difíceis que tive que fazer”, escreveu Adam Badowski
Sem dúvida, um dos lançamentos mais esperados em 2020 é Cyberpunk 2077, um jogo que teve um longo período de desenvolvimento e sofreu vários atrasos. O RPG da CD Projekt Red recebeu compreensivelmente muita publicidade nos últimos meses à medida que se aproxima de sua data de lançamento, recebendo novas informações, trailers de jogabilidade e outras revelações. No entanto, o título foi recentemente bombardeado por fãs depois que houve a revelação de que a empresa teria que recorrer ao “crunch” obrigatório para a terminar na data prevista.
A notícia foi originalmente revelada pelo jornalista Jason Schreier, do Bloomberg, que recebeu a informação por meio de um e-mail interno. Segundo o relatório, a CD Projekt Red irá implementar um período de crunch obrigatório para seus desenvolvedores, que deverão passar a trabalhar 6 dias por semana para entregar Cyberpunk 2077 na data prevista.
Assim que o relatório vazou, a empresa começou a ser bombardeada nas redes sociais. Horas depois, Adam Badowski, chefe da CD Projekt RED, foi ao Twitter para tratar da situação. Respondendo diretamente ao relatório de Shreier, Badowski confirmou o novo mandato de crise e tentou justificar sua importância. Ele observou que as últimas 6 semanas de desenvolvimento são o sprint final do projeto e que a maioria da equipe, que se preocupa profundamente com Cyberpunk 2077, “entende a necessidade” do empurrão extra.
Badowski defende que essa foi uma “das mais difíceis decisões” que tomou e que todos os produtores serão recompensados por cada hora extra, como definido pelas leis trabalhistas da Polônia. Ainda segundo o vazamento dos relatórios internos, há pelo menos algumas pessoas insatisfeitas com a mudança de direção.
Em seguida, confira o comunicado:
https://t.co/Ie5W0O7iiv pic.twitter.com/IJBZ3IIT6m
— Adam Badowski⚡️ (@AdamBadowski) 30 de setembro de 2020
“Estas últimas 6 semanas são a corrida final de um projeto no qual passamos muito de nossas vidas. Algo pelo qual nos importamos profundamente. A maioria da equipe compreende este esforço; especialmente levando em conta o fato de que acabamos de enviar o jogo para certificação, e cada dia nos deixa visivelmente mais perto de lançar um jogo do qual teremos orgulho.
“Uma das decisões mais difíceis que tive que fazer; mas todos acabarão bem compensados por cada hora extra que trabalharem. E, como nos últimos anos, 10% dos lucros anuais que nossa companhia gerar em 2020 ainda divididos diretamente entre a equipe.”
O que é “crunch”?
Para os não familiarizados com o termo “crunch”, essa é uma expressão regularmente utilizada na indústria dos videojogos para descrever períodos onde os estúdios exigem que os funcionários trabalhem horas extra de forma a cumprir prazos de entrega.
Esse tema sempre foi algo controverso na indústria e é algo que aparentemente tem aparecido com mais frequência em reportagens e alegações contra muitos estúdios populares. Só este ano, a Naughty Dog acabou acusada por uma história semelhante, só piorada pelos desafios de desenvolvimento e atrasos de The Last of Us 2. O tema também chegou a grandes estúdios como Rockstar Games, Blizzard e até Telltale Games. Embora esse problema entre ainda permaneça forte, continua sendo uma grande questão que pode não ter uma solução na indústria tão cedo.
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Fonte: IGN
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