Richard Hilleman, criador da série Madden e CCO da EA, criticou severamente a lenda dos vídeo games Shigeru Miyamoto, dizendo que ele está “falhando com seu trabalho”, já que os consumidores estão voltando suas atenções para os jogos mobiles para smartphones e tablets e não mais para os games que a Nintendo e mais precisamente Miyamoto desenvolvem.
“Eu agradeço Miyamoto pela sua contribuição na indústria dos games, mas ele está falhando em seu trabalho no momento. Nos últimos cinco anos, esse trabalho está sendo realizado por um cara morto de Cupertino,” disse Hilleman, numa clara referência à Steve Jobs, Co-fundador da Apple que ajudou a empresa a criar o império que hoje a detém como uma das maiores do ramo de tecnologia, e por consequência responsável pelo sucesso do mercado de games para mobile. Hilleman acredita que os jogadores estão mais interessados hoje em dia em deslizar o dedo e tocar nas telas dos dispositivos iOS e Android do que usar os controles tradicionais dos consoles.
“Nós pedimos dos jogadores muito tempo, muita habilidade, e muito dinheiro, às vezes tudo isto ao mesmo tempo,” continuou Hilleman. “O consumidor hoje em dia está geralmente procurando por algo simples para jogar. Eles querem os jogos onde eles querem jogar, e pelo preço que eles possam pagar.”
Este fato apenas vem somar ao péssimo relacionamento entre a EA e a Nintendo, sem falar na Bethesda. Jogar a culpa pra cima do Miyamoto, que ao meu ver já fez muito mais que a própria EA para o mercado, é no mínimo irracional. Porque então a EA não faz o trabalho que Hilleman diz que Miyamoto não está fazendo, e porque o próprio Hilleman não o faz? De todo modo, a EA continua sem lançar seus jogos para os consoles da Nintendo, e apoiando fortemente os dispositivos mobiles, onde por exemplo, o game FIFA 14 está sendo lançado de forma gratuita, tanto para Android quanto para iOS.
O que você está achando destas batalhas travadas entre a Nintendo e algumas produtoras que são contrárias às políticas da empresa? Não seria melhor cada uma fazer seu trabalho, e caso não goste da política de alguma delas, simplesmente ignorá-las? Comente!
Respostas de 5
Interessante é dizer isso frente à 34 milhões de 3DS vendidos até o momento…
Se for pra transformar a industria em games causuais-mobile-cataníqueis… então eu fico de fora.