MGS V: The Phantom Pain foi o jogo mais controverso da carreira de Kojima
Hideo Kojima é um diretor bastante empenhado com suas obras e prova disso está na quantidade de coisas que ele está envolvido na produção de seus jogos. Essa onipresença se tornou até um “meme” onde a internet diz que o diretor japonês faz tudo no jogo desde a criação até a edição dos trailers que vemos em eventos, por exemplo. E , de fato, é o que acontece.
Em uma recente postagem nas redes sociais, Kojima abordou esse estigma que ele carrega consigo desde sempre e que essa dádiva como diretor se dá pelo fato de ser o estilo do diretor em criar sua obras.
Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, por exemplo, mesmo sendo o jogo mais controverso da carreira do diretor, não foi uma exceção.
“Eu edito e crio os vídeos promocionais eu mesmo. Trailers, visuais-chave, pacote, eu faço tudo isso também. Conceitos, layouts, checagem, tudo isso. Eu trabalhei diretamente com Kyle no logotipo da MGSV . Eu sempre trabalho internamente, sem terceirizar para agências de RP ou agências externas. Para mim, o ‘jogo’ que eu crio não é apenas o jogo. Ele inclui tudo. Esse é o meu estilo.”
De fato, todas as obras de Kojima carregam o DNA do diretor, seja desde o esboço até o trailer final.
Atualmente, Hideo Kojima está com 3 projetos em andamento: Death Stranding 2, com estreia para 2025, OD, seu jogo de terror com a colaboração do diretor Jordan Peele e exclusivo de Xbox, e Phynsint, nova IP baseada em ação furtiva que chegará ao PlayStation e que marcará os 40 anos de carreira do diretor de games em 2026.
Em suma, em 29 de setembro, duraste a TGS 2024, o teremos um evento especial de Death Stranding 2 com o diretor juntamente com o elenco japonês do jogo.