Marathon: Tudo que você precisa saber do novo shooter da Bungie

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Após mais de uma década focada na franquia Destiny, a Bungie decidiu voltar às origens. Por isso, ela está trazendo de volta uma de suas primeiras IPs, criada até mesmo antes de Halo: Marathon. Embora o jogo tenha uma estética futurista semelhante à de Destiny, ele aposta em uma proposta visual ousada e distinta. Como resultado, muitos fãs já estão discutindo o estilo gráfico pouco realista.

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Durante a revelação oficial do gameplay, realizada em 12 de abril, a Bungie apresentou novidades importantes. Entre os destaques estavam as mecânicas, os personagens jogáveis e a proposta central do jogo. Com isso, as expectativas começaram a crescer.

Marathon chega ao mercado em 23 de setembro de 2025 para PS5, Xbox Series e PC. Antes do lançamento, o jogo contará com uma fase alpha, agendada entre 23 de abril e 4 de maio.

Se você está curioso ou ainda em dúvida sobre o projeto, fique tranquilo. A seguir, reunimos tudo o que já foi revelado sobre esse shooter de extração com foco competitivo e narrativa interativa.

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O que é Marathon?

Em Marathon, você controla um “Runner” — um mercenário cibernético em busca de fortuna em Tau Ceti IV, uma colônia abandonada. As partidas colocam três jogadores por equipe, enfrentando outros times e inimigos controlados por IA. Assim, seu objetivo é simples: sobreviver, extrair recursos e levar consigo tudo o que conseguir. Isso garante melhorias para as próximas partidas.

  • Locus: dispara mísseis teleguiados e ergue barreiras de energia para se proteger.
  • Void: utiliza camuflagem e fumaça tática para criar vantagem tática.
  • Blackbird: rastreia inimigos com sonares e sensores precisos.
  • Glitch: se movimenta rapidamente, faz saltos duplos e dispara um canhão energético.

Ambientação e narrativa

O enredo se passa em Tau Ceti IV, uma colônia onde todos os habitantes desapareceram sem explicação. Por causa disso, facções rivais passaram a contratar Runners para descobrir respostas, acumular riquezas e conquistar poder. A narrativa será expandida tanto dentro do jogo quanto fora dele. Para isso, a Bungie usará ARGs e animações dirigidas por nomes como Alberto Mielgo, responsável por episódios de Love, Death & Robots.

Proposta de gameplay

Marathon

O game combina modos PvPvE com matchmaking baseado na experiência do jogador. Além disso, Marathon não contará com chat por proximidade, o que muda bastante a forma de interação entre os jogadores. Ainda por cima, eventos sazonais vão impactar diretamente o mundo compartilhado. Ademais, a Bungie confirmou também que o jogo terá desafios finais, ranking competitivo e atualizações frequentes em formato de temporadas.

Mesmo sendo uma experiência premium, a Bungie garantiu que o jogo não terá preço cheio. Segundo a empresa, mais detalhes sobre o valor serão divulgados ainda neste verão. Para completar, a acessibilidade será prioridade desde o início. Os testes alpha e beta oferecerão legendas, retículo configurável e HUD personalizável.

Cada partida trará recompensas que vão além dos itens extraídos. Jogadores poderão evoluir seus Runners durante as temporadas, desbloqueando melhorias por meio de moedas e recursos adquiridos no campo de batalha.

Essas melhorias incluem aumento de resistência, velocidade ao saquear caixas e até acesso ao Mercado Negro — uma loja de itens no jogo onde será possível comprar armas, implantes e upgrades. A árvore de desbloqueios cresce conforme o jogador avança, permitindo uma personalização profunda e adaptável ao estilo de jogo de cada um.

Lançamento, Alpha e Beta

Marathon chega no PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC em 23 de setembro de 2025. O jogo foi desenvolvido do zero, o que reforça o compromisso da Bungie com a nova proposta. Além disso, uma alpha acontecerá de 23 de abril a 4 de maio. Em seguida, os jogadores também poderão participar de uma fase beta antes do lançamento final.

Por fim, comente o que você achou do novo projeto da Bungie, compartilhe com os amigos e não deixe de acompanhar nossas últimas notícias e análises de séries e jogos.

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