As duas companhias confirmaram a aquisição essa manhã, com o Head da Xbox Phill Spencer revelando “A Microsoft vê potencial em Minecraft há muito tempo“.
“Na Microsoft, nós acreditamentos que o contúdo tem poder de reunir pessoas“, escreveu Spencer no Xbox Wire. “Minecraft adiciona uma diversidade ao nosso portfolio e nos ajuda a alcançar novos jogadores através das multiplataformas. O jogo é a principal atividade através de todos os dispositivos e nós vemos grande potencial para continuar crescendo a comunidade de Minecraft e nutrir a franquia.”
“É por isso que nós planejamos continuar a disponibilizar Minecraft para todas as plataformas – incluindo iOS, Android e Playstation, assim como Xbox e PC“.


Os últimos 5 anos vimos esse game crescer de um jogo independente à um fenômeno de vendas, com mais de 54 milhões de unidades . Em 2013 o game ajudou a Mojang a faturar 326 milhões em receita, com 128 milhões de lucro.
Para o futuro a Mojang ainda não revelou nada, mas notou que a maioria do pessoal do estúdio está aguardando ansiosamente. Já o lado da Microsoft, Spencer confirmou o evento anual, o Minecon, para o ano que vem, e apontou algumas coisas que sua companhia irá trazer para a mesa de Minecraft.
“Nós respeitamos a marca e o espírito independente que fez Miecraft ser grandioso e nós vamos carregar essa tradição de inovação para seguir em frente com a franquia. Nossos investimentos em cloud, Xbox Live e a tecnologia mobile vão beneficiar os jogadores com mundos mais ricos e rápidos, mais poder de ferramentos de desenvolvimento, e maiores oportunidades de se conectar com as comunidades do game“.
Minecraft e Notch, foram e serão grandes componentes da história dos games. Minecraft por quebrar paradigmas arrasando o mercado com seus gráficos extremamente “não polidos”, quebrando jogos extremamente realistas. Notch por seu carisma e fomentar o mercado indie, sempre sendo presente em doações de jogos, e trabalhando para o jogo ser o que é. Com a base de jogadores que esse jogo tem, temos que admitir que a Microsoft fez uma jogada ousada no tabuleiro da guerra dos consoles, mas o que eles farão com tudo isso é o que realmente importa. Só com o tempo saberemos o real futuro de Minecraft, mas de acordo com as declarações, a Microsoft não pretende desvirtuar o caminho que o game está seguindo.
E vocês, o que acharam dessa notícia? Qual será o futuro de Minecraft? Comentem.
Assista à declaração de Phill Spencer.