Analista acredita que um anúncio neste ano será “bastante difícil”
A Nintendo reafirmou sua intenção de anunciar seu próximo console antes do final do atual ano fiscal, que se encerra em 31 de março de 2025. Durante uma coletiva de imprensa online, o presidente da empresa, Shuntaro Furukawa, confirmou esses planos, embora não tenha fornecido detalhes adicionais. Essa expectativa foi estabelecida pela primeira vez em maio, quando Furukawa declarou que um anúncio sobre o sucessor do Nintendo Switch seria feito ainda neste ano fiscal.
No último relatório financeiro (via VGC), que abrangeu o período encerrado em 30 de setembro, a Nintendo revisou sua previsão de vendas de hardware do Switch, reduzindo a meta de 13,5 milhões para 12,5 milhões de unidades. Além disso, a previsão de lucro operacional diminuiu em 10%, totalizando ¥ 360 bilhões (aproximadamente US$ 2,4 bilhões). Furukawa comentou que, apesar de a plataforma estar em seu oitavo ano no mercado e ainda apresentar uma demanda estável, as vendas ficaram aquém das projeções originais. Assim isso leva à necessidade de ajustes nas expectativas para hardware e software.
Após a divulgação dos resultados, o preço das ações da Nintendo caiu quase 4%. O analista da Toyo Securities, Hideki Yasuda, indicou que um anúncio do novo console ainda este ano parece improvável. Segundo ele, a temporada de compras de fim de ano é crucial e a empresa não desejaria desviar a atenção de seu console atual. Segundo fontes do setor, os desenvolvedores acabaram informados de que não devem esperar o lançamento do novo console antes de abril de 2025.
O jornalista Chris Dring, do GI.biz, corroborou essa informação. Ele afirma que os desenvolvedores acreditam que o lançamento do sucessor do Switch deve ocorrer entre abril e maio de 2025. Ou seja: longe do período de lançamentos importantes como Grand Theft Auto VI.