Ressalvas e ressalvas
A Nintendo comentou sobre o polêmico tema da inteligência artificial generativa no desenvolvimento de jogos com prós e contras.
Em uma sessão de perguntas e respostas com acionistas, o presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, recebeu questionamentos sobre o assunto. De acordo com o executivo, a IA generativa pode ser usada “de maneiras criativas”, mas o uso também “levanta questões com direitos de propriedade intelectual.”
A inteligência artificial e seu uso em jogos consiste em um dos tópicos mais polêmicos da indústria no momento. Alguns estúdios, por exemplo, fazem utilização de NPCs gerados por IA ou criação de níveis orientados por IA.
No entanto, a a IA generativa atraiu críticas de jogadores e criadores devido a uma mistura de questões éticas para produção de conteúdo. A Keywords Studios tentou criar um jogo experimental internamente usando inteiramente IA, mas investidores disseram que a IA era “incapaz de substituir o talento humano”.
Quanto à Nintendo, que está preparando a revelação e lançamento do console sucessor do Switch, Furukawa disse que a empresa está “aberta à utilização de desenvolvimentos tecnológicos”, mas “trabalhará para continuar entregando valor exclusivo, algo não criado apenas pela tecnologia.”
Por fim, tudo indica que teremos maiores novidades sobre essas discussões envolvendo a utilização de inteligência artificial pelos próximos anos.