Pagamento da API virou problema
O Nintendo Switch ganhou nesta terça-feira (11) a atualização 18.1.0 com novidades e a confirmação da remoção da integração com o Twitter.
De acordo com o patch, a atualização desaparece com uma série de opções de compartilhamento de mídia social no sistema do console. Além disso, a atualização também adiciona estabilidade geral do sistema, com melhorias para “para aprimorar a experiência do usuário”.
A remoção da integração X/Twitter do Switch significa que todos os três principais consoles da atualidade estão sem esta funcionalidade. As decisões de remover o suporte vieram depois que a plataforma de mídia social de Elon Musk começou a cobrar mais pelo uso comercial de sua API.
A Nintendo não deu uma razão explícita para a remoção do suporte, mas grandes empresas da indústria poderiam receber cobranças de US$42 mil mensais para seguir com a integração ativa, segundo informações da Wired. Ou seja, diferentemente do Facebook, que não cobra mais pelo uso do API.
No momento em que a Nintendo anunciou seu plano de retirar a integração do Switch, o Twitter publicou uma nota oficial. Nesta, disse que estava dedicado a melhorar a experiência da comunidade de jogos na plataforma de mídia social, mantendo “forte relação” com a empresa. Porém, esta nota está apagada.
“A comunidade de jogos é uma das maiores e mais vibrantes comunidades em nossa plataforma, e estamos dedicados a aprimorar e apoiar recursos relacionados a jogos.”