Embora esse assunto já tenha sido muito discutido ao longo dos anos, ele insiste em permanecer na mente de muitas pessoas e inclusive na mídia. As definições de arte vêm mudando constantemente ao passar dos séculos, pois é um modelo que vai muito além de pinturas ou esculturas, já vimos isso provar-se diversas vezes na história humana, porém nem todo mundo aceita o que é arte e se prende a conceitos antigos e senso comum.
O debate sobre jogos eletrônicos e arte gera opiniões divergentes até dentro da própria indústria, na qual uns consideram ser e outros tem a sua própria definição. O criador de Metal Gear Solid, Hideo Kojima, diz que jogos são uma forma de serviço e não os considera uma forma de arte, o que é quase contraditório vindo de um produtor que coloca várias influências cinematográficas em seus jogos.
Arte pode ser também definida através da etimologia da palavra, que vem do latim ars e significa técnica ou habilidade. Através da origem da palavra, entende-se que há diversas outras formas de trabalhos que ainda não foram consideradas uma habilidade artística.
Na antiguidade clássica, Platão definiu arte como a expressão da capacidade de criação humana em que se use a inteligência. Já Aristóteles disse que arte é uma obra produzida de forma racional em que o indivíduo a faça intencionalmente. Partindo desse princípio, a criação de jogos se enquadra muito bem nas definições dos dois filósofos, apesar de não serem conceitos que usamos por toda a vida.
A definição de arte é relativa e muito se discutiu ao longo da história humana. Jogos são arte, como também são uma forma entretenimento e uma maneira de adquirir conhecimento. No final, o que importa é a diversão e o que aprendemos com as obras dessa indústria que cresce absurdamente a cada dia.
Respostas de 2
Creio que jogos eletrônicos são produtos que utilizam habilidades artísticas. Assim como há um lado comercial de demanda, prazo, etc, também há o talento dos desenvolvedores em criar um jogo, do músico em desenvolver a trilha, da direção de ARTE pra construção dos cenários, etc.
Ou seja, videogame é um produto, que utiliza diversas artes pra desenvolvê-lo.
Opa! Olha quem apareceu! É bem por aí mesmo, eu concordo firmemente que games é uma forma de arte, mas que assim como qualquer produto, tem ramificações que não demonstram isso, enquanto que outros como tantos exemplos que a gente vê por aí, acertam em cheio.
Valeu pelo comentário brother! Sucesso com o Planeta Sonic!